Entrevistas

Joana Freitas Araújo junta famosas em música inédita... sobre violência doméstica

Em conversa com a SELFIE, Joana Freitas Araújo contou todos os detalhes deste projeto.

Joana Freitas Araújo escreveu a letra de uma canção que promete dar muito que falar. Trata-se de um tema sobre violência doméstica e a relações-públicas dos programas diários da TVI contou, em exclusivo à SELFIE, como surgiu este projeto.

"Eu escrevo. Nunca tinha partilhado nada com ninguém, mas gosto imenso de escrever, escrevo muitos poemas. Há uns tempos, saiu-me uma letra dedicada à violência doméstica, muito devido às crónicas criminais, que assisto, de perto, há 15 anos. Psicologicamente, é muito duro", começou por dizer.

"Numa das minhas insónias, porque sou notívaga, saiu-me esta letra. Já estava deitada, tive que pegar no telefone, abrir o bloco de notas e escrever. Já seriam umas duas e tal da manhã. A verdade é que, depois de escrever, consegui adormecer", continuou.

"Entretanto, mandei-a para um produtor musical, o Alex Navarro, que é o produtor das Senhoritas, e foi através delas que, curiosamente, o conheci. Ele gostou muito e fez a canção", disse.

Joana Freitas Araújo começou, então, a estruturar o projeto. "A Vidisco deu-nos total apoio. As receitas, em plataformas como o Spotify, entre outras, vão ser doadas, na totalidade, para a APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. Comecei a abordar várias cantoras e várias mulheres, independentemente de não saberem cantar. Estamos todas juntas, vai ser algo diferente. Falo de nomes como a Wanda Stuart, Vanessa Silva, Tanya, Anna Duarte, Matilde Jacob... Ainda não sei se a Sónia Costa também vai participar. Depois, de nomes como a nossa Paula Teixeira, a atriz Thaís de Campos, Susana Pinto, entre outros. No refrão, vamos contar com a participação das comentadoras da 'Atualidade Criminal' do 'Dois às 10'. Para mim, fazia todo o sentido. Vamos contar, ainda, com a participação de deputadas de vários partidos, porque não quero só uma cor partidária associada, e de uma representante da Polícia de Segurança Pública, já pedi autorização. Eu também vou cantar", acrescentou.

A antiga assistente do extinto "Você na TV!", da TVI, adiantou, ainda, que a música vai ter um videoclipe. "Terá planos subtis, porque o intuito não é mostrar a violência propriamente dita. A música chama-se 'Fui o Teu Troféu'. 'Fui', porque a personagem, infelizmente, morreu às mãos do agressor", afiançou.

Joana Freitas Araújo decidiu levar este projeto para a frente, porque, "infelizmente, há casos de violência domésticas todos os dias". "Disseram-me para lançarmos em novembro - as Nações Unidas (ONU) consideraram, oficialmente, 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, em 1999 -, mas não quis esperar. Não tem de haver um momento. Os momento são todos os dias, porque, infelizmente, há novos casos todos os dias. Então, vamos lá todos trabalhar nisso", revelou.

"Sabemos que não vamos acabar com este flagelo. Mas é o que eu digo ao Alex: se conseguirmos mudar a vida, nem que seja de uma pessoa, já fizemos alguma coisa. Pronto. Não estou nervosa. Estou muito feliz e quero muito que a mensagem passe", rematou.

Relacionados

Patrocinados