No Instagram

Morreu Irina Fernandes, protagonista das reportagens "Amor Cura"

O anúncio do falecimento de Irina Fernandes foi feito através de uma mensagem partilhada no Instagram e assinada pelo companheiro, Rui.

Faleceu Irina Fernandes, aos 38 anos, após mais de dois anos de luta contra um cancro na mama. O anúncio foi feito por Rui, companheiro de Irina Fernandes, através do Instagram.

"E aqui chegámos. Nesta caminhada vi, ouvi, senti e pensei muito. Tentei muitas vezes e falhei. Tentei tantas outras e consegui. Mas nesta caminhada, nada ficou por fazer e nada ficou por dizer", começou por garantir Rui.

O companheiro de Irina Fernandes destacou a importância do amor nesta luta de Irina Fernandes contra a doença: "Houve altos muito altos e baixos muito baixos. E tudo o resto. Sempre pautados por amor. O amor foi nos embalando, empurrando para tentar fazer o impossível. O amor a segurar as pontas soltas. O amor a mostrar o caminho. O amor a dar força quando as pernas falhavam. O amor a mover a colher em direção à boca. A guiar a agulha no braço. O amor a dar fé quando a fé esvaziava. O amor a silenciar as bocas de ódio. O amor a dar movimento ao movimento. A iluminar no escuro. O amor a curar. Eu sei porque eu vi. Com os meus próprios olhos. Vi e vivi na primeira pessoa. Estive lá. Como lhe prometi. A cada passo."

"A Irina partiu. Fico eu, tu, ele, nós, vós, eles para contar o que vimos. E o que vimos foi um substantivo e um verbo. Que juntos fazem mais que uma frase. Fazem uma lei universal. Amor cura", continuou.

"O que eu vi foi uma pessoa curar-se e aos outros com amor. Foi o que eu vi. Ela curou-se. Curou-se mesmo. E seguiu para outro plano curada. Sem mágoa, sem cicatrizes, sem dor. Ela sabia. Tinha razão. Amor cura", completou.

Note-se que "Amor Cura" é o nome de uma série de reportagens, da TVI, que acompanhou Irina Fernandes, durante dois meses, numa fase em que esta já se submetia a terapias alternativas.

Recorde, agora, essas reportagens, nos vídeos.