Internacional

Morreu o ator brasileiro Paulo José, aos 84 anos

Paulo José, um dos atores mais aclamados no Brasil, morreu, na passada quarta-feira, dia 11, vítima de pneumonia.

Com LUSA
Paulo José
Paulo José

O Brasil está de luto com a morte do ator, realizador e argumentista Paulo José, aos 84 anos. A notícia foi avançada pelo grupo Globo, com o qual o ator trabalhou durante décadas, citou a LUSA.

Diagnosticado com Parkinson desde 19993, Paulo José morreu num hospital do Rio de Janeiro, onde tinha sido internado nos últimos 20 dias de vida, devido a uma pneumonia.

Com uma carreira de mais de 50 anos, o ator foi uma das principais figuras do país, com uma carreira que marcou o cinema, o teatro e a televisão. Iniciou a carreira no grande ecrã, com o filme clássico "O Padre e a Moça", de Joaquim Pedro de Andrade. A partir daí, atuou noutros filmes importantes da época, como "Todas as Mulheres do Mundo", de Domingos Oliveira, considerado um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

Em 1969. começou a trabalhar com o grupo Globo, que o levaria a participar em mais de 20 romances e minisséries do grupo de comunicação mais importante do país. Na última aparição em televisão, Paulo José interpretou o avô Benjamin na novela "Em Família" (2014), personagem que, assim como o ator, também sofria da doença de Parkinson.

Recorde-se que Paulo José deixa três filhas, as atrizes Ana Kutner, Bel Kutner e Clara Kutnet, fruto do casamento com a atriz Dina Sfat; e, ainda, um filho, o ator Paulo Henrique Caruso, filho de Beth Caruso.