Internacional

Nem vai acreditar no valor pelo qual vão ser leiloadas umas sapatilhas feitas para Barack Obama

Um par de sapatilhas feito para o antigo Presidente dos Estados Unidos Barack Obama vai ser leiloado e a base de licitação começa nos 25 mil dólares, cerca de 21 mil euros.

com Lusa

O leilão vai ser feito pela Sotheby's e, de acordo com a informação disponibilizada pela plataforma de leilões, este par de sapatilhas de basquetebol Nike Hyperdunk foi feito, em 2009, para Barack Obama.

Um dos pares foi entregue ao antigo chefe de Estado norte-americano, enquanto o outro "foi mantido em condições incríveis durante os últimos 12 anos".

Estas sapatilhas, de tamanho 12,5 US (47,5 na medida utilizada em Portugal) foram "desenhadas, exclusivamente, para o 44.º Presidente dos Estados Unidos", um acérrimo fã de basquetebol, e, por isso, o leilão vai começar às 4:44 PM (16:44 horas), do próximo 12 de fevereiro.

O modelo específico da Nike foi utilizado pela seleção norte-americana de basquetebol durante os Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim.

A edição Obama tem o Selo Presidencial na 'língua' da sapatilha e o número 44, aludindo ao 44.º Presidente dos Estados Unidos da América. O interior está adornado com simbologia patriótica, como o número 1776, numa referência à Declaração da Independência dos Estados Unidos da América.

A Nike e Barack Obama já têm um historial em conjunto, uma vez que a empresa de produtos desportivos patrocinou diversas iniciativas promovidas por Barack Obama durante o mandato do antigo Presidente. No último ano, a Nike doou cinco milhões de dólares (cerca de quatro milhões de euros) à Fundação Obama, para a criação de espaços, na via pública, que promovam a prática de atividade física no planeado Centro Presidencial Obama, em Chicago.

A base de licitação do leilão das sapatilhas começa nos 25 mil dólares, cerca de 21 mil euros, no site da Sothebys.

Relacionados