urlvisit

Princesa Leonor: "Tenho quase 15 anos. Acompanho muito de perto [os efeitos da pandemia]"

Família real espanhola nos Prémios Princesa das Astúrias
Em evento oficial, rainha Letizia rouba as atenções com tendência deste verão
Rainha Letizia brilha com look reciclado em noite de gala
Divulgadas novas imagens oficiais da família real de Espanha

A princesa Leonor, herdeira do trono de Espanha, voltou a discursar na cerimónia de entrega dos Prémios Princesa das Astúrias.

Na passada sexta-feira, dia 16, a família real espanhola marcou presença nos Prémios Princesa das Astúrias, na cidade de Oviedo.

A princesa Leonor, de 14 anos, deu que falar por ter usado, pela primeira vez, saltos altos, mas, também, pelo discurso que proferiu durante o evento, no qual alertou para os efeitos da pandemia da Covid-19.

"Um ano depois, tudo mudou muito. A nossa entrega de prémios não pôde celebrar-se como de costume, como eu mesma a vivi e como os meus pais me contaram tantas vezes. Gostaria de reconhecer o esforço de todos os que fizeram os possíveis para que, hoje, possamos estar aqui. Claro, toda a minha admiração e respeito para com os premiados, que, hoje, homenageamos. Temos muito que aprender convosco", começou por enaltecer a filha mais velha do rei Felipe VI e da rainha Letizia.

Leonor não esqueceu que Espanha é um dos países mais afetados pela pandemia da Covid-19, na Europa, e que até ela já foi obrigada a ficar em quarentena, no passado mês de setembro: "A pandemia que vivemos em Espanha, e no resto do mundo, alterou a nossa vida, em muitos sentidos. [...] Tenho quase 15 anos. Acompanho, muito de perto, tal como muitas crianças e jovens da minha idade, o que acontece no nosso país. E, depois de ter estado meses sem ir à escola, o regresso às aulas demonstrou que temos que nos adaptar a estas novas circunstâncias, sempre com a esperança de que tudo melhore."

No final, frisou: "Se há algo que eu e a minha irmã Sofia aprendemos é o sentido de responsabilidade. Os nossos pais sempre nos ensinaram isso. E acredito que os jovens da minha geração também estão conscientes disso. Um sentido de responsabilidade que passa por nunca nos esquecermos das pessoas que nos rodeiam, que gostam de nós e das quais nós também gostamos. E, também, comprovámos a importância da solidariedade, graças a pessoas que, como as premiadas, são um exemplo de como enfrentar dificuldades. Com o vosso extraordinário trabalho e talento marcam o nosso caminho."

Na cerimónia deste ano estiveram, ainda, presentes a infanta Sofia e a rainha Sofía.

Recorde-se que foi no ano passado que, nos Prémios Princesa das Astúrias, a princesa Leonor fez o primeiro discurso como herdeira ao trono. Com a duração de cinco minutos, o discurso contou com uma homenagem à rainha Sofía.

Veja, agora, o discurso da princesa Leonor, na íntegra.