TVI

"Dino Man", balão de ar quente, boné. Esta é a cena mais arrepiante de "Morangos com Açúcar" (e há algo em que não reparou)

Há 17 anos, era transmitida a última cena de Dino em "Morangos com Açúcar" - e na qual, pela primeira e única vez, a personagem não foi interpretada por Francisco Adam. Mas há mais um facto em que, provavelmente, a maioria dos fãs da série da TVI nunca reparou.

Domingo de Páscoa, 16 de abril de 2006. O País acordava com a notícia da morte de Francisco Adam, com apenas 22 anos, na sequência de um aparatoso acidente de viação. Era encarada como um verdadeiro pesadelo para milhares de fãs de "Morangos com Açúcar" - e, em particular do Dino da série da TVI -, que só queriam acreditar numa ressurreição.

Francisco Adam foi a primeira vítima mortal. Osvaldo Serrão, que seguia no mesmo carro, viria a morrer ao fim de aproximadamente duas semanas, no Hospital Garcia de Orta, em Almada. Filipe Diegues, por sua vez, foi o único sobrevivente da tragédia.

Com uma geração de luto, chorando a morte daquele que era, indiscutivelmente, um talento em ascensão e com a "estrelinha" que lhe garantiria um futuro de sucesso, a TVI estudava uma solução para o adeus de Dino - ou "Dino Man", como a própria personagem se intitulava - à ação de "Morangos com Açúcar".

Na altura, milhares de espectadores ficavam presos ao ecrã, sedentos do episódio em que Dino e Susana, interpretada por Diana Chaves, assumissem o amor que os unia e se entregassem nos braços um do outro. Até então, os dois jovens andavam às turras, negando o inegável: a paixão estava a olhos vistos dos familiares e amigos.

Devido à margem de episódios gravados, Francisco Adam ainda pôde ser visto durante mais alguns capítulos, para satisfação dos fãs do malogrado artista. Era como se, durante os 45 ou 50 minutos em que cada episódio durava, se alheassem da realidade e continuassem vidrados no talento de alguém que, afinal, já não estava neste mundo terreno.

 

O "amo-te" mais desejado pelo público e o sorriso que camuflou a dor

 

O dia da grande (e emotiva) despedida, por fim, chega. Na trama juvenil, Dino prepara um plano para, por fim, se declarar a Susana. Organiza, com a cumplicidade de Crómio (Tiago Castro), Tojó (Diogo Valsassina) e Fred (Paulo Rocha), um piquenique, convocando a amada sob o anonimato. O encontro terminaria com uma viagem de balão de ar quente.

Depois de alguma obstinação, Susana descobre que é o eterno amor que está por detrás daquela surpresa. E vai. Vai ao encontro do amor, disposta a assumir uma relação. Mas uma avaria na mota em que seguia fá-la atrasar. E, quando chega, é tarde demais.

Ao chegar ao verdejante espaço, a personagem de Diana Chaves corre e já não vê o respetivo amor-ódio. Só o balão de ar quente, que já não estava em solo. "Dino, espera! Espera por mim! Eu estou aqui! Não vás embora, por favor!", suplica, sem sucesso, como os milhares que viam em Francisco Adam um ídolo. "Porque não esperaste por mim, Dino?", questiona, em lágrimas.

É nesse momento que Dino - aqui já representado por um figurante - surge, de costas, a atirar um boné laranja do balão de ar quente. E toca "If You Give Up", dos Hands on Approach, enquanto Susana corre em busca do acessório que marca a personagem.

A jovem chora, beija o boné e coloca-o junto ao coração. Uma vez mais, tal como milhares de espectadores o fazem à distância de um televisor. "Eu amo-te, Dino! Eu sempre te amei. E vais ficar sempre comigo. Sempre", jura. Os fãs prometem o mesmo.

De boné colocado, Susana vê os colegas e amigos chegarem. Muitos aparecem vestidos com peças de roupa laranjas. E todas as personagens com um sorriso no rosto, que camuflava a dor dos atores que tinham acabado de perder um amigo. Ao sorriso, junta-se um aceno. E o balão de ar quente não mais volta (a título de curiosidade, foi recentemente revelada uma história impressionante sobre a gravação desta cena).

O 171.º episódio da terceira temporada de "Morangos com Açúcar" termina com mais uma homenagem a Dino. Ou, melhor dizendo, a Francisco Adam. A TVI apresentou, naquele dia, uma compilação de melhores momentos da personagem, com cenas que iam desde a segunda temporada de verão, na qual o ator surgiu e na qual protagonizou outro romance mal-sucedido com Soraia (Rita Pereira), à terceira época, onde teve um claro (e aprovado pelo público) protagonismo.

 

Dino, um nome que nunca mais foi ouvido

 

Depois daquele episódio, Dino não mais apareceu. Mas não só - e este é um facto em que muitos jovens podem nunca ter reparado. Em forma de respeito à família de Francisco Adam, o nome da personagem também nunca mais foi pronunciado por qualquer personagem.

Na sequência desta tragédia, desaparecem da história, poucos episódios depois, Alice (Inês Castel-Branco) e Fred, respetivamente irmã e cunhado de Dino. Sem mais nada que os prenda a Cascais, como os próprios sublinham, os dois rumam ao Algarve, ao encontro da filha do dono do mítico Bar do Fred, Teresinha (Mariana Pacheco), que se tinha mudado para lá pouco tempo antes.

Recentemente, em declarações exclusivas à SELFIE, Inês Castel-Branco não escondeu o impacto que a morte de Francisco Adam teve nela, embora "tenha adorado fazer" "Morangos com Açúcar". "Na altura, houve a tristeza de termos perdido o Francisco Adam e por isso é que, se calhar, me marcou de outra forma. De uma forma mais íntima...", descreveu.

Veja, agora, o vídeo com a cena de despedida de Dino (a partir do minuto 44).

O TVI Player disponibiliza todas as temporadas de "Morangos com Açúcar" aqui.

Relacionados

Patrocinados