No Facebook

Sofia Ribeiro relata momentos de terror: "Foi um chorrilho de agressões"

No Facebook, Sofia Ribeiro fez um relato de uma situação complicada que viveu.

"Há dias que fazem pensar que o mundo não tem remédio, que as pessoas são selvagens prontas para o combate. Para agredir e ferir até de morte, se tiver que ser", começou por afirmar Sofia Ribeiro, numa publicação que realizou no Facebook.

"Ontem, por causa de um lugar de estacionamento, quase apanhava. Agredida verbalmente, humilhada e pouco, quase nada, faltou para me agredirem fisicamente. Para me baterem! Dois senhores, com idade para serem meus pais ou avós. Porquê?", relatou a atriz.

"Alguns de vocês provavelmente dirão: 'Bem feito, para não teres a mania! Estavas a pedi-las! De certeza que tiveste culpa...!' Tive! Deixei o carro por distração a travar uma passagem de saída. Pela minha vida que não me apercebi", assumiu Sofia Ribeiro, lamentando a situação: "Não vi! Quando tive noção, 20 minutos depois, prontamente tentei pedir desculpa, de mãos juntas, como se estivesse a rezar. Envergonhada pela situação que tinha causado, tentei pedir desculpas, pedi, 'por favor, deixe-me explicar!' Achando eu que, explicando que não o fiz com malícia ou chica espertice, o senhor pudesse perdoar-me."

O que se seguiu deixou a atriz chocada e assustada, conforme Sofia Ribeiro descreve: "Foi um chorrilho de agressões, sem me deixarem falar, ao ponto de me abrirem a porta do carro onde me tentei fechar com medo, enquanto me ofendiam e diziam que eu ia pagar, porque tinha feito perder um avião. Estávamos ambos numa consulta, foram os 20 minutos da minha desatenção que fizeram o senhor perder o avião?… E, ainda que assim fosse, eu assumiria as minhas responsabilidades! Mas é assim que pessoas adultas e civilizadas resolvem as coisas? Estava sozinha, a pedir desculpa, com dois homens num parque de estacionamento a cuspirem-se, de olhos esbugalhados de tanto berrar, o mais simpático que tinham para me dizer… 'Como mulher não vales nada!'".

"Soluçava e tremia, num ataque de pânico, enquanto tentava chamar a polícia", acrescentou Sofia Ribeiro, lamentando, ainda: "Percebo, em seguida, que esteve sempre um outro homem a ver, de dentro do seu carro, e nada fez. Um retrato da sociedade podre, machista e misógina em que vivemos?".

De acordo com Sofia Ribeiro, o episódio durou quase três horas, antes que os homens fugissem: "O terceiro senhor, primeiro, negou-se a ser testemunha… 'Essa m***a não vai dar em nada!'… Pouco depois, talvez por ter pensado nas suas filhas, ou por me ver chorar, não sei, meteu a mão na consciência e deu-me os seus dados. Queixa apresentada."

No final, Sofia Ribeiro revelou como se sente com a situação: "Tive pesadelos, estou triste, moída como se me tivessem batido de facto, meio incrédula ainda… Uma coisa é certa, a mulher que nada vale aos olhos destes senhores, não se vai calar, nem descansar enquanto não levar os senhores até às últimas instâncias. Chamem-me ingénua, mas acredito que, enquanto nós mulheres continuarmos a calar, é que ‘m****s’ como esta não darão em nada."

Relacionados

Patrocinados