Entrevistas

Ricardo Araújo Pereira fala sobre a queixa-crime de que foi alvo

A SELFIE esteve à conversa, em exclusivo, com o humorista Ricardo Araújo Pereira.

Foi na gala dos Globos de Ouro, da SIC, depois de ser distinguido como "Personalidade do Ano" na categoria "Humor", que Ricardo Araújo Pereira revelou ter sido alvo de uma queixa-crime no Ministério Público.

"No espaço de 15 dias, aconteceram duas coisas. Alguém apresentou uma queixa-crime contra mim, porque considera que aquilo que eu faço é crime. E, agora, alguém me dá isto [o globo], porque considera que aquilo que eu faço merece este bonito bibelô. Mas o meu medo é que estejam relacionados. Ou seja, que a mensagem disto seja: 'Continua! Continua a fazer isso que te vai levar, inevitavelmente, à prisão. É aí que a gente te quer ver'", começou por dizer, no respetivo discurso.

"Agradeço na mesma. Temos feito o programa ['Isto é Gozar com Quem Trabalha'] em várias salas de espetáculo do país, seria um prazer fazer, também, a partir do Estabelecimento Prisional da Carregueira. Obrigado", rematou, deixando a plateia a rir às gargalhadas.

Agora, em declarações exclusivas à SELFIE, o humorista voltou a falar sobre o assunto, na conferência de imprensa relacionada com o Rock in Rio Lisboa, que aconteceu na Worten do Centro Comercial Colombo, em Lisboa, na tarde da passada quarta-feira, dia 18.

"Acho que, até agora, é normal. As pessoas têm direito a ofender-se, mesmo que a gente ache que não há razão para ofensa ou que é um exagero as pessoas ofenderem-se com aquilo que dizemos", começou por nos referir.

"É um caso isolado. Se o Ministério Público acompanhar a queixa e disser 'Sim, de facto foi cometido um crime', aí, fico mais preocupado, porque custa-me a acreditar que, a seis meses dos 50 anos do 25 de Abril, seja possível considerar isso. Mas até lá não", continuou.

"Não sei de nada", frisou, em relação ao ponto da situação da referida queixa-crime.

A imprensa nacional avançou que a mesma estaria relacionada com uma paródia feita por Ricardo Araújo Pereira a um comentário do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa recente emissão do programa "Isto é Gozar com Quem Trabalha".

Face a isto, o humorista adiantou-nos que ainda não falou com o Chefe de Estado sobre o assunto. "Não, mas o Presidente Marcelo não tem nada que ver com isso. Nem é ele que interpõe a queixa", lembrou.

Caso o processo conheça algum desenvolvimento, Marcelo Rebelo de Sousa pode, se assim o entender, ter uma palavra a dizer, a favor do comediante, já que "o procedimento criminal cessa se o Presidente da República expressamente declarar que dele desiste", relativo ao Artigo 328.º do Código Penal, que diz respeito à "ofensa à honra do Presidente da República".

"Sim, talvez, mas acho que o caso está, enfim, adormecido, digamos assim. Não tenho qualquer novidade, vamos ver", rematou Ricardo Araújo Pereira.

Relacionados

Patrocinados