TVI

Rebeca fala sobre depressão: "Pensei em dar cabo de mim"

Numa entrevista concedida ao programa "Conta-me", a cantora Rebeca falou sobre a depressão que teve de enfrentar há alguns anos.

Rebeca abriu o respetivo livro de memórias, numa entrevista concedida ao programa "Conta-me". Numa conversa emotiva com Maria Cerqueira Gomes, a cantora recordou quando, aos 30 anos, começou a sentir os primeiros sintomas de um sério problema de saúde.

"Quando comia, a comida não descia em condições. Fomos a vários médicos e disseram-me que era por ser ansiosa...", começou por recordar. Como esses sintomas não desapareciam, e por iniciativa dos pais, Rebeca acabou por se consultar com um endocrinologista. "Descobri que tinha um nódulo de 3,5 centímetros na garganta, na tiróide", assinalou.

Após ter retirado o nódulo, Rebeca teve de aguardar até os exames indicarem se se tratava de um tumor benigno ou maligno. No entanto, a artista acreditava que tinha cancro. Depois de duas semanas de espera, chegou o resultado... e a confirmação: "Lembro-me de a doutora me ter tido que tinha de tirar o resto da tiróide. Disse-me que era um carcinoma papilar."

Pessimista, Rebeca teve a certeza de que aquele problema de saúde iria ditar o fim da carreira na música. Daí que, antes de ter sido operada, se tenha despedido dos palcos: "Disse às minhas bailarinas e a toda a minha equipa que tinha sido o meu último."

Entretanto, Rebeca teve de lidar com um outro problema de saúde: a depressão. "Queria acabar com isto. Com o sofrimento daquela dor que tinha durante 24 horas. [...] Olhava para o meu filho e pensava: 'Tenho de viver por ele.' Mas não conseguia. Pensei em dar cabo de mim", admitiu.

"Tenho a noção de que o meu [primeiro] casamento ruiu por causa disso. Fui culpada", assumiu. Após o fim do enlace, o ex-casal mantém uma ligação de amizade.

Em 2017, Rebeca enfrentou um novo diagnóstico de cancro. Desta vez, na mama. "Lembro-me de andar muito cansada", afirmou. "Toquei na mama sem querer e apercebi-me de que tinha um nódulo duro", recordou, ainda. "Tinha um tumor muito agressivo, com uma grande proliferação. Tive de ser operada com muita urgência", garantiu.

Emocionada, a cantora popular recordou o estado de choque em que o filho ficou, depois de saber da doença da mãe: "Entrou num pânico, num pranto... Chorava, gritava, até as feições mudaram. Sofreu muito". Após sessões de radioterapia, imunoterapia e quimioterapia, o cabelo de Rebeca acabou por cair. Depois de uma caminhada difícil, a artista venceu, mais uma vez, o cancro.

Caso esteja a sofrer de algum problema psicológico, tenha pensamentos autodestrutivos ou sinta necessidade de desabafar, deverá recorrer a um psiquiatra, psicólogo ou clínico geral, podendo, ainda, contactar uma das seguintes entidades:

- Conversa Amiga (entre as 15h e as 22h) - 808 237 327 (número gratuito) e 210 027 159

- SOS Voz Amiga (entre as 16h e as 24h) - 213 544 545 

- Telefone da Amizade (entre as 16h e as 23h) – 228 323 535

- Telefone da Esperança (entre as 20h e as 23h) - 222 030 707

- SOS Estudante (entre as 20h e a 1h) - 239 484 020

Relacionados

Patrocinados