No programa "Dois às 10", José Castelo Branco manteve a versão de que nunca agrediu Betty Grafstein. Mais: o marchand d'art afirmou que a antiga joalheira foi vítima de violência doméstica por parte do primeiro marido.
"A Betty sofreu muito no primeiro casamento. O pai do filho da Betty foi extremamente violento com a Betty. Estou a dizer isto pela primeira vez...", disse José Castelo Branco, esta quinta-feira, dia 9, em entrevista a Cristina Ferreira e Cláudio Ramos.
De acordo com o marchand d'art, esta primeira relação da mulher foi "muito má". "Mas essa foi má! Foi má! Foi má!", insistiu, alegando que Betty Grafstein chegou a acusar "oficialmente" o primeiro marido de violência. Questionado se o homem foi condenado, o convidado respondeu: "Na altura, não se condenavam..."
Presente, esta quarta-feira, dia 8, a primeiro interrogatório judicial, José Castelo Branco saiu do Tribunal de Sintra em liberdade. Ainda assim, o juiz de instrução criminal aplicou-lhe as seguintes medidas de coação: "proibição de contactos por qualquer meio com a vítima", "proibição de permanecer, no estabelecimento hospitalar em que a mesma se encontre" e "proibição de permanecer na residência que a vítima vier a ocupar quando tiver alta hospitalar ou de dela se aproximar, a menos de um quilómetro, com recurso a meios técnicos de controlo à distância".
Internada desde 20 de abril no Hospital CUF Cascais, Betty Grafstein relatou a vários profissionais de saúde os maus tratos de que terá sido alvo por parte de José Castelo Branco. Por se tratar de um crime público, a unidade de saúde denunciou o marchand d'art ao Ministério Público.
José Castelo Branco permanece como suspeito de violência doméstica. A investigação prossegue.
Assista, agora, aos vídeos da entrevista concedida por José Castelo Branco no matutino da TVI.