TVI

"Parecem soldados...": José Castelo Branco alega que Betty Grafstein teve episódios de demência

José Castelo Branco afirmou que Betty Grafstein, que o acusa de violência doméstica, teve dois episódios de demência desde que chegou a Portugal.

José Castelo Branco tem dominado a atualidade informativa nacional, pelas suspeitas de violência doméstica que recaem sobre o próprio. Na manhã seguinte a ter conhecido as medidas de coação, o marido de Betty Grafstein esteve no programa "Dois às 10" para ser entrevistado por Cristina Ferreira e Cláudio Ramos.

Questionado se, em algum momento, a antiga joalheira tinha demonstrado "laivos de demência", o marchand d'art anuiu. "Teve, umas semanas antes", alegou, contando um primeiro, que terá acontecido quando Betty Grafstein e José Castelo Branco já estavam em Portugal: "Num quarto de hotel, ela, duas ou três vezes, disse-me: 'Ah, estás a ver? Estão a cortar as árvores todas!'. E eu disse: 'Quem?!'. 'Não vês aqueles homens todos de castanho? Parecem soldados...' E eu disse: 'Onde?'. 'À frente! Não estás a ver? Não estás a ver?'. Aí, eu disse logo: 'Betty, por favor! O que está a acontecer contigo?'. Era a forma que eu tinha de acordá-la."

Poucos dias depois, um suposto novo episódio de demência. "No dia anterior a ter entrado no hospital, ela não reconheceu o Guilherme [o filho de José Castelo Branco]. E foi o Guilherme que lhe deu o jantar quando eu estava a fazer um show", disse.

Presente, esta quarta-feira, dia 8, a primeiro interrogatório judicial, José Castelo Branco saiu do Tribunal de Sintra em liberdade. Ainda assim, o juiz de instrução criminal aplicou-lhe as seguintes medidas de coação: "proibição de contactos por qualquer meio com a vítima", "proibição de permanecer, no estabelecimento hospitalar em que a mesma se encontre" e "proibição de permanecer na residência que a vítima vier a ocupar quando tiver alta hospitalar ou de dela se aproximar, a menos de um quilómetro, com recurso a meios técnicos de controlo à distância".

Internada desde 20 de abril no Hospital CUF Cascais, Betty Grafstein relatou a vários profissionais de saúde os maus tratos de que terá sido alvo por parte de José Castelo Branco. Por se tratar de um crime público, a unidade de saúde denunciou o marchand d'art ao Ministério Público.

José Castelo Branco permanece como suspeito de violência doméstica. A investigação prossegue.

Assista, agora, aos vídeos da entrevista concedida por José Castelo Branco no matutino da TVI.

Patrocinados