Big Brother

"Big Brother": Jacques Costa explica o que é ser uma pessoa não-binária

Cláudio Ramos e Cristina Ferreira receberam Jacques Costa no programa "Dois às 10", da TVI.

Jacques Costa foi expulsa do "Big Brother 2024", da TVI, na noite do passado domingo, dia 7, e, um dia depois, esteve à conversa com Cláudio Ramos e Cristina Ferreira, no programa "Dois às 10".

A certa altura, a jovem explicou o que é ser uma pessoa não-binária.

"Os géneros são redutores da minha experiência. Na prática, é isso que eu sinto. Crescemos com esses dois modelos, nos filmes e em todo o lado. Na verdade, a minha identidade nunca foi, nunca me senti representada nesse sentido. É uma coisa muito íntima, não tem que ver só com a minha roupa. Gosto de me vestir assim, mas se gostasse de estar de fato de treino, estaria assim aqui e seria, igualmente, uma pessoa não-binária", começou por dizer.

"Sou uma pessoa feliz, que se enquadra em si e que se enquadra muito na comunidade. Em relação ao género, a forma mais fácil de dizer é que não é homem nem mulher", continuou.

"Quando é que isto tudo surge?", perguntou-lhe Cristina Ferreira.

"Em pequenas coisas. Comecei em criança. Lembro-me de olhar para a minha tia e pensar que queria ser como ela. Mas, depois, não queria ser completamente como ela. Eu era uma pessoa muito expansiva e divertida, sociável e amigável. Mas esse brilho sempre foi ofuscado por críticas, e, obviamente, fui-me fechando"

De seguida, Jacques Costa falou sobre a reação dos pais à respetiva não-binariedade. "É natural haver dúvidas, temos todos expectativas e, quando temos filhos, acho que um erro é ter expectativas. E o género acaba por ser uma grande expectativa. O que é justo para uma pessoa é que ela seja feliz"

Por fim, a, agora, ex-concorrente do reality show explicou: "A minha identidade enquanto pessoa não define de quem eu gosto".

Veja, agora, o vídeo.

Relacionados

Patrocinados