A Câmara de Lisboa decidiu, por unanimidade, atribuir a Medalha de Honra da Cidade ao ator Herman José.
Nascido em Lisboa em 19 de março de 1954, Herman José, nome artístico de Hermann José von Krippahl, "desde cedo revelou qualidades artísticas extraordinárias, nomeadamente ao protagonizar todos os saraus escolares na Escola Alemã de Lisboa", refere o município na proposta.
"Herman José tem feito um percurso singular no universo artístico nacional, presentemente a completar 50 anos. A sua expressão artística apresenta-se como multifacetada, desde a escrita humorística, a de autor e intérprete musical, a de músico, a de contador de histórias, a de ator polivalente, ao representar com grande nível artístico e capacidade de comunicação em múltiplos registos", lê-se.
Subscrita pelo presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), e pelo vereador da Cultura, Diogo Moura (CDS-PP), a proposta destaca o percurso de Herman José, que teve as primeiras aparições na televisão aos 18 anos, num programa juvenil, como baixista, e mais tarde integra a banda residente do programa "No Tempo Em Que Você Nasceu", gravado no Teatro Maria Matos.
A Câmara destaca ainda a estreia como ator no Teatro ABC, no Parque Mayer, com a peça "Uma no Cravo, Outra na Ditadura" e que escreveu, protagonizou e dirigiu os programas da RTP "O Tal Canal" (1983), "Hermanias" (1985) e "Humor de Perdição" (1987).
A Câmara Municipal de Lisboa atribuiu, ainda, a Medalha Municipal de Mérito Cultural à jornalista e apresentadora de televisão Paula Moura Pinheiro.
Em reunião privada, o executivo camarário deliberou também atribuir a Medalha Municipal de Mérito Cultural ao Ar.Co - Centro de Arte & Comunicação Visual, por ocasião do seu 50.º aniversário.