TVI

Edmundo Rosa recorda depressão: "Esquecia-me de tudo"

O ator Edmundo Rosa esteve "À Conversa com Ana Rita Clara" e recordou uma fase depressiva.

Edmundo Rosa abriu o coração na mais recente emissão do programa "À Conversa com Ana Rita Clara", tendo abordado, por exemplo, uma fase de depressão que enfrentou há alguns anos.

"Sempre fui muito inseguro. Continuo a ser, mas, hoje em dia, a minha insegurança já faz parte do meu ADN. Ou seja, já a aceito, mas, antigamente, era uma coisa que sentia e rejeitava", começou por referir o ator, de 44 anos, que, de seguida, revelou: "Tive um ano e uns meses na terapia. Entre os 32 e os 33 anos, diagnosticaram-me uma depressão. Vivia na Holanda e comecei a esquecer-me de coisas... Por exemplo, voltava três vezes a casa para ver se tinha desligado o gás. Combinava coisas para hoje e depois não aparecia, porque não me lembrava do que tinha combinado. Esquecia-me de tudo."

"Até que houve um dia em que o meu namorado disse-me que não estava bem e que tinha de perceber o que se passava. Há um dia em que estamos a jantar e ele pergunta-me se já tinha pensado em suicídio. Eu disse-lhe que já, mas achava que era uma coisa normal, que toda a gente... E ele perguntou-me quando tinha sido a última vez em que tinha pensado em suicídio. E eu disse-lhe que tinha sido naquela manhã. E ele disse-me que eu não estava mesmo nada bem e que tínhamos de procurar ajuda", acrescentou.

"Esse dia, para mim, mudou muita coisa. Apercebi-me de que não estava bem. Hoje em dia, olho para trás, e penso que não é normal pensarmos em suicídio, pensarmos em coisas menos positivas", explicou, ainda.

Para Edmundo Rosa, a terapia é "um longo e contínuo processo".

Veja mais aqui.

Caso esteja a sofrer de algum problema psicológico, tenha pensamentos autodestrutivos ou sinta necessidade de desabafar, deverá recorrer a um psiquiatra, psicólogo ou clínico geral, podendo, ainda, contactar uma das seguintes entidades:

- Conversa Amiga (entre as 15h e as 22h) - 808 237 327 (número gratuito) e 210 027 159

- SOS Voz Amiga (entre as 16h e as 24h) - 213 544 545 

- Telefone da Amizade (entre as 16h e as 23h) – 228 323 535

- Telefone da Esperança (entre as 20h e as 23h) - 222 030 707

- SOS Estudante (entre as 20h e a 1h) - 239 484 020

Relacionados

Patrocinados