TVI

Nelson Évora sobre "drama muito duro": "Perdi a fé"

Na edição mais recente do programa "Dança com as Estrelas", o atleta Nelson Évora protagonizou um momento comovente.

Na gala deste sábado, dia 17, do programa "Dança com as Estrelas", os concorrentes foram desafiados a dançarem, tendo como base um momento especialmente marcante das respetivas vidas.

Nelson Évora optou por prestar uma homenagem ao pai. "Eu e a minha família descobrimos que o meu pai tinha um cancro no pâncreas, em vésperas de eu ir aos Jogos Olímipicos, em 2008. E a notícia foi-me dada de uma forma um pouco dura. O doutor disse-me que o meu pai teria apenas três meses de vida e que iria ser operado de urgência. Antes de me ir embora, prometi-lhe que lhe ia trazer a medalha de ouro e aquilo que as pessoas viram nos Jogos Olímpicos fui eu a ganhar a medalha e a chorar. Mas não estava a chorar por estar feliz, mas, sim, porque tinha conseguido cumprir a minha parte", começou por recordar o atleta de alta competição.

"Felizmente, o meu pai viu-me a ganhar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos", acrescentou Nelson Évora, que recordou, também, que o familiar acabou por viver mais dois anos e meio.

Após ter dançado um lyrical ao som da canção "Quero é Viver", Nelson Évora acabou por desabar em lágrimas em pleno palco. "Tinha de lutar por eles [pelo pai e pelo filho] e por todas as pessoas que lutam contra estas doenças", começou por referir o concorrente, que se prepara para ser pai pela primeira vez.

"Foi um drama muito duro. Perdi a fé. Perdi... Mas a vida ensinou-me que nunca a devemos perder, que devemos lutar. Foi isso que o meu pai me ensinou. Nunca me hei de esquecer a força de viver dele, ele disse-me que ia recuperar e que íamos continuar muito mais tempo juntos. Não aconteceu. Mas, para mim, foi uma luta que ganhámos e foi isso que me deu muita força para lutar pelos meus sonhos. Por exemplo, hoje, com 39 anos, acho que há muita gente que acredita que não sou capaz de voltar a saltar, mas vou provar que sim", completou o atleta especialista em salto em comprimento.

Veja, agora, o vídeo do momento.

Relacionados

Patrocinados