No dia em que Cristina Ferreira completa 46 anos de vida, foi emitida, na TVI, uma entrevista concedida pela apresentadora ao programa "Conta-me".
O equilíbrio entre a vida pessoal e o percurso profissional foi um dos temas abordados nesta conversa com Maria Cerqueira Gomes.
"Às vezes, fazem-me aquela típica pergunta: 'O que é que gostavas que dissessem, quando já não estivesses cá?' E eu respondo: 'Que ela tentou fazer diferente, o que é algo inato em mim. Sempre fui assim", começou por assinalar Cristina Ferreira, tendo sido sublinhado, de seguida, por Maria Cerqueira Gomes que a comunicadora se desdobra em inúmeros papéis: mãe, filha, mulher, acionista, diretora... Maria Cerqueira Gomes destacou que é raro ver uma mulher com um registo tão multifacetado.
"Por mais que se diga que há igualdade, que as mulheres conquistam cada vez mais direitos, há um pensamento masculino - que continua a existir - e até feminino, o que é mais curioso, porque há muitas mulheres que ainda culpam outras mulheres que fazem esse percurso. E não vejo mal nisso. Tem a ver com a própria educação. Não se mudam gerações e pensamento em tão poucos anos", afirmou Cristina Ferreira.
"Continua a existir um sentimento de culpa em relação à maternidade, que é aquele sentimento de estarem a deixar o filho para que algo aconteça, mas eu nunca deixei. Tenho a certeza de que o meu filho é muito mais feliz por ser a mulher que sou, por nunca ter deixado um sonho para trás, por nunca ter deixado de fazer nada, porque o meu filho estava à minha espera às 18:00 horas e eu só cheguei às 20:00 horas", garantiu ainda.
Aliás, Cristina Ferreira até partilhou um "truque" que fazia com Tiago desde que este era uma criança: "Há um hábito de os miúdos chorarem agarrados à mãe, a dizerem para não irmos. E eu sempre contrariei, por muito que me custasse. Dizia, com entusiasmo: 'A mãe vai trabalhar, filho!' Se ele vir esta alegria no rosto, ele nunca vai ficar triste por ires trabalhar."
Atualmente com 15 anos, Tiago não demonstra interesse pelo pequeno ecrã. "Ele não sabe de nada, não se interessa por nada. Por enquanto, não demonstra nenhum fascínio pelo mundo da televisão", assegurou a Diretora de Entretenimento e Ficção da TVI.
A paixão de Tiago é outra: o futebol. "Acho que ele gostava que fosse a mais jogos de futebol", reconheceu Cristina Ferreira. "Mas ir a jogos de futebol é estar na bancada e ter constantemente pessoas a falarem comigo. Normalmente esses jogos acontecem aos domingos e tenho programa à noite e tenho de estar, de alguma forma, mais descontraída. E expliquei-lhe isso. Então, não falho aos jogos de futebol que são realmente importantes para ele, mas, em relação aos outros... não me sinto confortável", completou.
Recorde-se que Tiago é fruto da relação, entretanto terminada, de Cristina Ferreira com António Casinhas.
Veja, agora, a entrevista concedida por Cristina Ferreira nos vídeos.