Big Brother

"Big Brother 2024". Amigos de Jacques Costa dão explicação e afirmam: "Devemos educar-nos"

No "Big Brother 2024", Jacques Costa assumiu-se como uma pessoa não-binária que prefere ser tratada pelo pronome feminino.

Jacques Costa é uma das concorrentes do "Big Brother 2024" e tornou-se rapidamente num dos destaques da estreia do reality show da TVI. Definindo-se como uma pessoa não-binária, a participante do programa da estação de Queluz de Baixo disse, em conversa com Cláudio Ramos, preferir ser tratada pelo pronome feminino.

Tal posição motivou várias reações, o que levou a equipa que gere o perfil de Instagram de Jacques Costa a fazer um esclarecimento. "Queridos seguidores, como sabem, a nossa amiga Jacques entrou no 'Big Brother' como a primeira pessoa não-binária do programa. São muitas as mensagens de apoio e carinho que temos recebido e, por isso, estamos imensamente gratos. No entanto, temos notado que têm vindo a surgir algumas questões sobre a escolha da Jacques em utilizar pronomes femininos. Gostaríamos de aproveitar este momento para explicar o que isto significa e porque é tão importante respeitar esta escolha", começaram por escrever os amigos da moradora da casa mais vigiada do País.

Seguidamente, dão resposta a várias perguntas: "O que significa ser uma pessoa não-binária? Ser não-binário é uma identidade de género que não se enquadra exclusivamente nas conceitos tradicionais de masculino ou feminino. Pessoas não-binárias podem identificar-se como ambos os géneros, nenhum deles ou como algo completamente diferente. É uma expressão única de quem são e merece ser reconhecida e respeitada como qualquer outra identidade de género. Porque são importantes os pronomes? Os pronomes são uma parte fundamental da identidade de uma pessoa. São a forma como nos referimos aos outros e demonstramos respeito pela sua identidade. Utilizar os pronomes corretos é uma maneira simples, mas poderosa, de reconhecer e validar a identidade de género de alguém. Quais são os pronomes de uma pessoa não-binária? Pessoas não-binárias podem escolher uma variedade de pronomes, incluindo 'ela', 'ele' ou formas neutras como 'elu«. No entanto, a língua portuguesa enfrenta desafios na comunicação não binária."

E "como podemos apoiar a Jacques?", questionaram ainda os amigos da concorrente do "Big Brother 2024". A resposta "é simples": "respeitar os pronomes escolhidos pela Jacques (ela/dela). Isto significa utilizar os pronomes que ela prefere, como ela, e evitar o uso de pronomes que não correspondam à sua identidade de género. Além disso, devemos educar-nos sobre diversas identidades de género e promover um ambiente de respeito e inclusão."

"Agradecemos a todos pelo apoio que têm dado à Jacques. Vamos continuar a celebrar a sua autenticidade e a enviar amor e positividade durante a sua jornada no 'Big Brother'", rematou a equipa que gere as redes sociais da participante do reality show da TVI.

Veja, agora, na galeria que preparámos para si, as melhores imagens de Jacques Costa.

Relacionados

Patrocinados