Famosos

Já é conhecida a causa da morte de António-Pedro Vasconcelos. Realizador estava internado

O cineasta António-Pedro Vasconcelos morreu, aos 84 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

  • 6 mar, 15:45
Agência Lusa com Dúlio Silva

O realizador português António-Pedro Vasconcelos, autor de filmes como "O Lugar do Morto" e "Os Imortais", morreu, em Lisboa, os 84 anos, revelou a família em comunicado.

"A família de António-Pedro Vasconcelos informa que o nosso A-PV partiu esta noite, a poucos dias de completar 85 anos de uma vida maravilhosa", pode ler-se no comunicado divulgado.

Segundo noticia o Expresso, o cineasta encontrava-se internado no Hospital da Cruz Vermelha, não tendo resistido a uma pneumonia.

Nascido em Leiria, em 10 de março de 1939, António-Pedro Vasconcelos foi realizador, produtor, crítico e professor, tendo fundado o Centro Português de Cinema, como indica a biografia patente na Academia Portuguesa de Cinema.

A par do cinema, tendo assinado vários êxitos de bilheteira, como "A Bela e o Paparazzo" (2010), António-Pedro Vasconcelos também foi crítico de literatura e cinema, cronista e comentador televisivo, "com forte intervenção cívica", como escreveu José Jorge Letria no livro de entrevista com o realizador, Um cineasta condenado a ser livre (2016).

Um dos campos de intervenção foi a Associação Peço a Palavra, que se bateu publicamente contra a privatização da TAP.

"Hoje, mais do que nunca, temos a certeza que o nosso A-PV, que tanto lutou para que todos fôssemos mais justos, mais corretos, mais conscientes, sempre tão sérios e dignos como ele, será sempre um Imortal", escreveu a família em comunicado.

Relacionados

Patrocinados