TVI

Ângelo Torres diagnosticado com "esclerose múltipla moderada progressiva"

O ator Ângelo Torres começou a ter sintomas há 23 anos e escondeu a doença de quem o rodeava.

Ângelo Torres contou, esta quarta-feira, dia 18, que luta contra "esclerose múltipla moderada progressiva". A revelação foi feita em entrevista a Júlia Pinheiro.

No vespertino da SIC, o ator explicou os sintomas primários que começou a ter. "Em março de 2000, comecei a sentir falta de força nas pernas, problemas de coordenação, visão dupla, uma certa névoa no olhar, não conseguia focar bem... Fui para tudo o que é medico, fiz 40 consultas e não se conseguia descobrir o que é que era", lembrou.

Já com o diagnóstico feito, Ângelo Torres passou por uma fase de questionamento. "A primeira reação é: 'O que é isso?' Depois: 'Porquê eu? O que fiz?'. E, aí, começa a mentira. Não sei se foi medo, não sei se foi vaidade... O que me leva a mentir não sei", confidenciou, contando que escondeu a doença de quem o rodeava. "Só sei que menti uma vez, menti duas... Como dava para disfarçar... As pessoas não se davam conta...", prosseguiu.

Mesmo em ambiente profissional, o ator não contou que luta contra esta doença. "Se me diziam 'O que se passa? Estás a ler mal!', eu dizia 'Ah, li mal? Desculpa, tenho uma imaginação muito fértil...'. Porque é verdade. Como sou um pouco disléxico, começo a frase e imagino o resto. Digo o que está na minha cabeça e não o que está no papel. Comecei a defender-me mais nisso e adotei isso como norma. 'Um movimento mais brusco'? 'Eh pá, não gosto'. 'Porquê?' 'Porque não faço, não tenho idade, não gosto'", exemplificou.

Essa postura para omitir o diagnóstico, segundo o próprio, levou a que se criasse uma ideia enviesada de Ângelo Torres. "Comecei a dizer que não gosto para não dizer que não posso. Comecei a ganhar fama de birrento, com a mania que não gosta de fazer as coisas... Mas eu vivo bem com isso, não tenho problemas com isso", relativizou, acrescentando: "Cada surto que tivesse no meio de um trabalho, inventava uma desculpa qualquer para poder ir ao hospital."

Nos últimos anos, o ator integrou o elenco das novelas da TVI "A Única Mulher", "Ouro Verde", "A Herdeira" e "Prisioneira".

Veja, agora, na galeria que preparámos para si, as melhores imagens de Ângelo Torres.

Relacionados

Patrocinados