Entrevistas

Alexandra Lencastre faz desabafo sobre "Alzheimer profundo" da mãe: "Enquanto eu tiver forças"

A atriz Alexandra Lencastre abriu o coração, em conversa com a imprensa.

Alexandra Lencastre é uma das juradas de "Dança com as Estrelas", da TVI, e, como tal, não faltou à apresentação à imprensa do programa, que aconteceu na tarde da passada terça-feira, dia 5, em Lisboa.

Depois de frisar que está muito feliz com este regresso à estação de Queluz de Baixo e a um formato que tão bem conhece, a atriz fez, em conversa com os jornalistas, um tocante desabafo sobre o estado de saúde da mãe, de 80 anos, que foi diagnosticada, de acordo com Alexandra Lencastre, com "Alzheimer profundo".

"Ser cuidadora é bonito, é triste, às vezes é muito compensador, mas durmo de consciência muito tranquila de a ter ao pé de mim. Vai ser assim até eu poder, enquanto eu tiver forças", começou por dizer.

De seguida, a atriz confidenciou que a mãe já não a reconhece. "Ela chama-me 'mãe' muitas vezes. Acho que, na cabeça dela, o papel inverteu-se e sou eu a cuidadora. Às vezes, o nome Alexandra Lencastre diz-lhe qualquer coisa, sabe o nome dos pais e faço-a escrever o nome dela. Está muito ágil fisicamente e, como sempre foi um doce de pessoa, é um doce de doente. Não é exigente nem rabugenta e torna tudo mais fácil e mais querido. É um amor. A minha mãe tem 80 anos, mas está com uma idade mental de três anos. Mas ela não sabe que eu digo, porque ela tira sempre três ou quatro anos", revelou, com um sorriso, Alexandra Lencastre.

A jurada do programa "Dança com as Estrelas" adiantou, entretanto, como tem sido feita a gestão destes tempos. "Gere-se como ter filhos e trabalhar ao mesmo tempo. Temos de gerir com sensatez, às vezes, com algum distanciamento e com o coração, obviamente. Tem de haver muita emoção, dedicação, temos de nos anular como fazemos pelos nossos filhos e pelas pessoas que amamos. E, quando uma pessoa está fragilizada com uma doença assim e que perde o contacto com a realidade, perde muitos prazeres da vida, perde muita qualidade de vida", lamentou.

Por fim, a atriz falou ainda sobre a relação da mãe com as netas. "Assustaram-se muito com a previsão de como as coisas iam ser e, agora, instalam-se ao pé dela e põem o 'Rei Leão' ou o 'Hércules', um filme que viam quando eram pequeninas com ela, e estão conectadas imediatamente. Tudo o que é feito com amor e sensatez é bem feito. Temos de amar os nossos até ao fim", rematou Alexandra Lencastre.

Recorde-se que Ana Guiomar, Ana Malhoa, Bernardo Sousa, Liliana Santos, Luisinha Oliveira, Raquel Tillo e Tiago Carreira são os concorrentes já confirmados para esta edição do programa.

Veja, ainda, na galeria que preparámos para si, as imagens da apresentação à imprensa de "Dança com as Estrelas".

Relacionados

Patrocinados