João Montez sobre a corrida Montepio: "Estou sempre pronto para novos desafios e para novas metas a atingir"

A propósito da Corrida Montepio - "Corremos Uns Pelos Outros", a Selfie conversou com João Montez e ficou a conhecer toda a preparação do apresentador da TVI para o evento.

Na 5.ª Corrida Montepio, o valor das inscrições (43 mil euros) reverteu a favor da Associação dos Deficientes das Forças Armadas. João Montez e Mónica Jardim fizeram questão de correr para ajudar nesta causa.

Para o apresentador da TVI, a corrida é algo que introduziu recentemente no seu treino físico habitual: "Confesso que, se há coisa de três ou quatro meses me questionassem acerca de corrida, em termos gerais, diria que seria algo (quase) inexistente no meu treino."

No entanto, João Montez é um grande adepto de desporto e garante ser muito ativo e determinado: "Treino diariamente, desde o habitual treino de ginásio ao treino de alta intensidade (HIT) e, ainda, o meu mais recente vício, o Padel. Sempre fui adepto de sprints intervalados e tento incluí-los ao máximo nos meus diversos treinos, pois a velocidade é uma das minhas valências e este tipo de treino rápido adapta-se facilmente ao estilo de vida que tenho, no dia-a-dia: sempre de um lado para o outro, com muita coisa a acontecer, quase em simultâneo e com pouco tempo disponível."

A corrida Montepio surge numa altura em que João Montez já tinha aceite o convite para participar, também, na Maratona do Porto e, por isso, a preparação física já estava a ser feita: "A corrida de longa distância acaba por surgir aqui de uma forma inesperada, através de um grande desafio, proposto há uns meses: correr a Maratona do Porto, no dia 5 de Novembro (42 km e pouco). Por isso, posso dizer que a minha preparação para esta 5ª Corrida Montepio já vinha de trás."

Para uma pessoa que adora um bom desafio, a corrida do Montepio foi um convite irrecusável, especialmente pela componente solidária: "Estou sempre pronto para novos desafios e para novas metas a atingir. Foi exactamente com esta perspetiva que, quando surgiu este convite, encarei estes 10 km. Ainda para mais, com uma causa como esta, associada a esta corrida: o facto do valor das inscrições reverter na totalidade favor da Associação dos Deficientes das Forças Armadas."

Para terminar, João Montez aproveitou para deixar algumas dicas para quem quiser participar numa próxima vez: "1. Começar a preparação o mais depressa possível. Nunca será tempo de sobra. Pelo contrário!; 2. Esquecer qualquer tipo de vício e fazer-se à pista como se fosse a primeira vez; 3. Boa alimentação e níveis de hidratação elevados; 4. Procurar um bom equipamento; 5. Ter alguém que o motive (seja um grupo de pessoas, seja um amigo ou um preparador físico); 6. Fortalecer as pernas, nunca descurar o trabalho de fortalecimento muscular; 7. Boa música nas corridas, sempre! De preferência, nada muito acelerado; 8. Não correr nas horas de maior calor; 9. Não esquecer os alongamentos; 10. A partir do momento em que se está preparado fisicamente, ter a consciência que tudo o resto depende só e apenas da força mental."

Relacionados