No Instagram

Rita Ferro Rodrigues abre o coração: "Foi a pessoa que mais acreditou em mim"

Recorrendo ao Instagram, a apresentadora Rita Ferro Rodrigues partilhou uma mensagem emotiva, endereçada a uma pessoa que lhe é bastante especial.

Esta segunda-feira, dia 15, é especialmente emotiva para Rita Ferro Rodrigues: se vivo fosse, o avô da apresentadora completaria 100 anos de vida. Uma data marcante que Rita Ferro Rodrigues fez questão de destacar na respetiva página de Instagram.

"Eduardo Alberto Ferro Rodrigues. Faria 100 anos hoje, o meu querido avô. Aconteceria uma grande festa - ele gostava de fazer anos e ainda gostava mais de festas. Era um homem muito alto e, na juventude, muito giro e talvez uma das pessoas mais carismáticas que conheci, porque captava a atenção de todos ao contar histórias, quando ria, a gargalhada ecoava por quarteirões seguidos, era a alma de qualquer convívio, abraçava demoradamente, era o meu 'elefante' matricial, a pessoa de quem penso ter herdado alguma poesia e vontade de olhar o mundo com ternura e esperança. Dele herdei também comoção infantil com o belo", começou por referir, na legenda de uma série de fotografias antigas do familiar.

De seguida, Rita Ferro Rodrigues recordou o percurso do avô: "Recebeu a medalha de Honra dos 80 anos da Sociedade Portuguesa de Autores, juntamente com Raul Solnado, Igrejas Caeiro, Alçada Baptista, Lagoa Henriques, Urbano Tavares Rodrigues, entre outros. Escreveu dezenas de peças de teatro e foi autor de vários programas de rádio, entre os quais os 'Parodiantes de Lisboa'. Fazia dupla de escrita de grande sucesso com o seu amigo de vida, Santos Fernando. Enquanto autor, antes do 25 de abril , foi muitas vezes alvo de censura dos textos que escreveu para a rádio e para o teatro, era muito crítico dos regimes de Oliveira Salazar e Marcelo Caetano."

"Adorava viver e viveu com muita intensidade, liberdade (mesmo quando a ditadura reprimia) e alegria. Foi a pessoa que, em toda a minha vida, mais acreditou em mim - no sentido de me fazer sentir que tinha superpoderes para ser o que quisesse. Não há um dia da minha vida em que 'não fale com ele' antes de adormecer", acrescentou.

"Deixo-vos esta homenagem ao seu nascimento, porque sei que o deixaria muito feliz. E uma frase que me escreveu numa troca de cartas que leio e releio sempre que preciso: 'Mas todos temos o direito de esperar a Esperança das Esperanças. E nós amamos a Vida e Amamos este Planeta, a Mulher, o Homem, a Natureza e este Universo, onde somos parte duma réstia de deslumbrada poeira. Vamos entrar nesta Aventura, de mãos dadas, como sempre temos caminhado.'", completou Rita Ferro Rodrigues.

Veja, agora, as imagens partilhadas por Rita Ferro Rodrigues, na galeria de fotografias que preparámos para si.
 

Relacionados

Patrocinados