EXCLUSIVO

Chef Sofia Mesquita tem novo desafio na TVI: "Venho do Brasil só para estar aqui"

Chef Sofia Mesquita tem novo desafio na TVI

A Chef Sofia Mesquita aceitou um novo desafio na TVI e vai ser um dos jurados do concurso culinário "O Chef é Você". A Selfie conversou, em exclusivo, com ela.

"É uma responsabilidade. Vamos ter aqui um desafio muito interessante e acho que acho que é a primeira vez que se faz isto, ao vivo e a cores, num tempo tão limitado, portanto, vai haver aqui algum stress e alguma adrenalina, que vão dar o tempero certo ao programa. Estou super entusiasmada. Venho do Brasil só para estar aqui", começou por sublinhar Sofia Mesquita.

Questionada sobre se vai ser uma jurada muito exigente, a Chef respondeu: "Eu sou conhecida por ser exigente, a minha reputação é essa, mas acho que tudo é em busca da excelência e de passar o conhecimento na medida certa, então, acho que faz parte. Acho que vou ser sempre justa. Eu sou uma pessoa justa, coerente e observo muito, estou treinada a dar avaliações, há já alguns anos, aos meus alunos, e há uma série de critérios que nós não podemos deixar passar e que têm de ser analisados, para, depois, no futuro, termos bons chefs de cozinha."

Quanto ao ingrediente para os concorrentes serem bem sucedidos na cozinha, Sofia Mesquita não tem dúvidas: "O ingrediente fundamental é a paixão. Uma pessoa até pode não ter formação nenhuma, mas se tiver paixão a cozinhar dá sempre certo. Depois, acho que tem de ser uma pessoa muito curiosa, que quer saber sempre mais, tem que estudar muito e ser ambiciosa, também, porque vai querer, sempre, chegar mais longe e isso aprimora a nossa arte de fazer as coisas, e criativa. Uma das coisas que eu levo mais a sério é a forma como o candidato ou o Chef trata o ingrediente. O respeito pelo ingrediente é fundamental, daí conseguimos levar para a mesa uma refeição equilibrada com todos os nutrientes e vitaminas que fazem parte do ingrediente."

"O Chef é Você" será o primeiro concurso de culinária em tempo real, em Portugal, e será apresentado pela dupla Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes, no programa "Você na TV".

Todos os dias, ao longo de 13 semanas, os concorrentes serão avaliados por dois jurados, Sofia Mesquita e Olivier da Costa.

Formada na prestigiada "Le Cordon Bleu", em Paris, Sofia Mesquita é uma apaixonada confessa pela cozinha e trabalhou com o Chef Alain Ducasse na implementação do programa de gastronomia Alain Ducasse Education, no Brasil. O Alain Ducasse é o Chef com mais estrelas Michelin no mundo, com um total de 21 estrelas.

Chef conceituada, crítica gastronómica e diretora geral do Cordon Bleu Brasil, Sofia Mesquita não esquece as raízes. Portugal é o seu país e foi aqui que aprendeu com a mãe a arte de cozinhar… comida de verdade, feita em casa, com ingredientes biológicos e, principalmente, com muito amor.

"Também as minhas viagens gourmets, onde busco inspiração e compreensão da cultura local .Japão, China, Tailândia, Índia, Austrália, Itália, Alemanha, Itália, Turquia, Hungria, República Checa, EUA, México, Angola, Holanda, África do Sul, Maldivas, Peru, Colômbia, são alguns dos países pelos quais passei!", acrescentou Sofia Mesquita.

Os aficionados pela arte da culinária disputam um grande prémio em dinheiro, num concurso dirigido a concorrentes de ambos dos sexos, maiores de 18 anos, que gostem muito de cozinhar (não precisa ser profissional).

Se está interessado, pode inscrever-se através do mail: castingpt@boxfishtv.com.