Nacional

Quer mudar a imagem que os outros têm de si? O visagismo pode ser a solução!

O visagista Roberto Marques desvenda o poder da imagem pessoal intencional, num artigo exclusivo para a SELFIE.

Visagista
  • 12 jul 2023, 12:38

O visagismo é um conceito que tem origem na palavra francesa "visage", que significa rosto, e vai além de criar uma imagem baseada no formato do rosto. É um conceito que visa personalizar e ajustar uma imagem de acordo com o desejo do cliente, seja a nível profissional ou pessoal.

O visagismo é uma abordagem revolucionária que reconhece a importância da aparência na expressão da individualidade e na comunicação não verbal de forma intencional e não intuitiva: vai além do bonito da estética que busca só harmonizar a aparência.

O visagismo ajuda-nos a refletir sobre a importância da nossa imagem. Como cada indivíduo é único, podemos afirmar que "não existem seres humanos sem beleza, mas sim belezas que ainda não foram reveladas".

 

"Quem sou eu? O que transmito com a minha imagem? Qual é o formato do meu rosto? Como sou visto pelas pessoas no meu dia a dia? Como me quero sentir com a minha imagem? São perguntas que nos ajudam a fazer uma reflexão sobre o desejo de uma imagem intencional."

 

No visagismo, compreende-se que a aparência reflete diretamente a identidade e as características individuais de uma pessoa. Portanto, o objetivo principal é criar uma imagem que transmita autenticidade e esteja alinhada com a essência de cada indivíduo.

Roberto Marques, um dos principais especialistas em visagismo, destaca a importância da análise detalhada de vários aspetos para obter resultados significativos. Isso inclui a avaliação dos traços faciais, proporções do rosto e o que cada um deles expressa e comunica, a coloração pessoal, símbolos arquetipicos, estilo de vida, temperamentos de personalidade, inteligência emocional, inteligência visual, psicologia das cores e, principalmente, entender como o nosso cérebro processa uma imagem, porque as linhas criam formas e a forma define uma função e toda a imagem cria primeiro uma emoção e só, depois, uma primeira impressão. Importante também é a história pessoal e o momento de cada cliente.

Ao compreender esses elementos, o visagista é capaz de olhar para uma pessoa e dizer o que a imagem dela expressa e porquê. Assim, pode utilizar técnicas e recursos adequados para criar uma imagem que realce as belezas positivas e minimizar as belezas negativas, transmitindo a mensagem desejada pela pessoa.

 

"O visagismo vai além das tendências passageiras e valoriza a singularidade de cada indivíduo."

 

É uma abordagem que reconhece que não há uma fórmula única para a beleza, mas sim uma busca pela autenticidade e pela expressão verdadeira da identidade pessoal, capaz de revelar o belo e provocar um encontro de real da imagem ao espelho.

Através de cortes de cabelo, maquilhagem, estilo de roupa e acessórios, o visagismo permite que cada pessoa expresse a sua personalidade e se sinta confiante na sua aparência de forma intencional. É uma ferramenta poderosa que pode impactar positivamente a auto-estima, o bem-estar emocional e as interações sociais.

O visagismo oferece uma abordagem holística para a construção da imagem pessoal, levando em consideração a individualidade de cada cliente.

 

"É uma jornada de descoberta e empoderamento, onde a aparência se torna um veículo para expressar quem realmente somos."

Roberto Marques
Visagista

Patrocinados