EXCLUSIVO

Vem aí uma nova temporada de "Viagens à Minha Terra"

Susana Pinto

A Selfie conversou com a jornalista Susana Pinto, a propósito do grande sucesso das reportagens de "Viagens à Minha Terra". "É um formato que tem tudo a ver comigo", reconhece.

São muitos quilómetros somados, a acompanhar figuras públicas aos seus locais de origem. Descobrem-se as terras, viaja-se por Portugal. Só nos últimos dias, Susana Pinto fez 1.400 km por causa do programa deste sábado, dia 20. O cenário é o Douro e o protagonista chama-se Ricardo Trêpa, ator que foi neto do falecido cineasta Manoel de Oliveira. "Ele revela alguns segredos da família e os sítios onde eram o esconderijo dele em família", adianta Susana Pinto. 

Tem sido um sucesso, este formato...

"Eu acho que sim. Acho que tem tudo a ver comigo. Fico muito grata por a direção de informação ter abraçado comigo este projeto. Dou muito de mim porque acho que para nós sermos diferentes é preciso termos um produto diferenciador. Pegamos em pessoas que são queridas e que nos vão mostrando Portugal de outra forma, com recordações, e assim é uma forma diferente de mostrar o nosso país."

E agora vem aí uma nova temporada, certo?

"Vem uma nova temporada, sim. Acho que as pessoas gostaram muito de ver alguns políticos, nomeadamente o Jorge Coelho, num contexto completamente diferente e acho que isso acaba por atrair um bocadinho. Quem eu gostava muito de ter, eram os líderes dos principais partidos portugueses."

O que é que nos podes revelar sobre os próximos convidados desta nova temporada?

"Para já, vamos ter o Ricardo Trêpa. Vai ser no próximo sábado (dia 20). Daqui para a frente, vamos ter sempre pessoas de primeiro plano, pessoas ligadas à TVI porque eu também acho que é importante divulgar as pessoas que trabalham connosco. As pessoas entram um bocadinho no espírito e é bom porque assim vão um bocadinho na minha loucura (risos)."

Queres divulgar algum nome?

“Ainda não posso”.

Dá-te um gozo especial, este formato?

“Dá-me imenso gozo porque sou muito eu: brincar um bocadinho com as pessoas e conseguir levá-las a aceitar a minha brincadeira. As pessoas gostam de coisas bem dispostas e acho que isto é diferente."

É um registo que gostas?

“Adoro. Tem a ver comigo”

Algum episódio que te tenha marcado por alguma razão em especial?

“Há uma coisa que tem sido curiosa: quando eu começo a gravar as pessoas, para aí uma ou duas eu já conhecia e as outras não, mas a empatia que se cria é tão grande que às vezes fico admirada como é que é possível isso acontecer. Um momento engraçado por exemplo, foi com o Isaltino Morais. Eu ia com ele na rua e as pessoas chamavam pelo meu nome e ele dizia-me: “já é mais conhecida do que eu na minha terra” (risos)."

Susana Pinto mostra-se muito feliz com este sucesso e com o início de mais uma temporada de "Viagens à Minha Terra". “É bom ter este retorno das pessoas. Isso é que eu acho que é o mais gratificante: as pessoas identificarem-se connosco e identificarem o nosso trabalho. Ter este carinho das pessoas quando vamos na rua, é das coisas que eu mais gosto.", sublinha a jornalista.