No Instagram

Vanessa Martins fala abertamente sobre a endometriose: "A pior fase da minha vida. Não vivi, sobrevivi"

A influenciadora digital Vanessa Martins quis desmistificar a endometriose, permitindo que os seguidores lhe colocassem questões sobre a doença.

No Instagram, Vanessa Martins desafiou os seguidores a fazerem-lhe perguntas sobre a endometriose, doença crónica de que sofre, por considerar que "há sempre muitas dúvidas".

A ex-mulher de Marco Costa revelou que teve "muitas dores de barriga, horríveis", na altura em que deixou de tomar a pílula, com o intuito de engravidar. No entanto, só ao fim de quatro anos é que descobriu o motivo das mesmas.

"Não sabia de onde vinha a dor, mas era na zona abdominal. Passados quatro anos de tentativas de engravidar e depois de uma inseminação falhada, fiz uma ressonância magnética e foi aí que descobri que tinha endometriose. Nestes quatro anos, tive crises fortíssimas, que me levaram, algumas vezes, ao hospital, saindo sempre sem saber o que tinha. Estas crises aconteciam fora do período menstrual. E, durante a menstruação, tinha dores horríveis e incapacitantes", respondeu a influenciadora digital, depois de lhe colocarem uma questão sobre a altura em que descobriu a doença.

A referida ressonância magnética foi à zona pélvica. "É um exame super super chato e invasivo, mas o único que pode descobrir a doença. Já fiz algumas vezes, já estou pro. Façam sem medos! Peçam à vossa ginecologista para fazer! Façam um seguro de saúde, cuidem de vocês", acrescentou, ainda.

Olhando para trás, Vanessa Martins considera que esses quatro anos correspondem à "pior fase" da respetiva vida. "Dores, milhões de exames, infertilidade, inseminações, cirurgias. Não vivi, sobrevivi. Escolhi ficar eu bem. Escolhi-me a mim. Estou bem, agora", avançou.

Depois de ter sido submetida a uma cirurgia, a empresária confidenciou que teve de "menstruar, naturalmente, durante três meses consecutivos". "Não tive nenhuma dor. Foi maravilhoso. Lembro-me de chorar e partilhar com as minhas amigas que estava com o período e não sentia nada", escreveu.

No entanto, por "recomendação" da médica, Vanessa Martins passou a tomar, a partir daí, uma pílula específica "para não ter, nem dores, nem crises". "Não menstruo mais. É como é uma doença crónica, se não for acompanhada, a endometriose pode voltar. Há um mês, tive uma consulta e vou começar a menstruar a cada três meses, porque o meu peito (como já repararam), inchou imenso e achamos que pode ser por essa razão hormonal. Mas já não terei as dores que tinha, porque já fui operada", revelou.

Por fim, Vanessa Martins anunciou, ainda, que a médica diz que é possível que a influenciadora digital engravide, de forma natural. "Se não for natural, é com ajuda. Se não der com ajuda, meto uns papéis. Se não der adoção, fico com o Sadik [cão]. A vida pode ter outros planos para mim. Já não vivo com essa pressão", rematou.

Recorde-se que Vanessa Martins confirmou, recentemente, que está separada de Miguel Ângelo.

Veja, agora, todas as respostas dadas por Vanessa Martins, sobre a endometriose, na galeria de imagens que preparámos para si!

Relacionados

Patrocinados