Entrevistas

Vanda Jorge coordena novo projeto de lifestyle da Media Capital: "Queremos celebrar o talento para a vida"

Numa entrevista exclusiva à SELFIE, Vanda Jorge, coordenadora editorial da Versa, a nova aposta da Media Capital, fala sobre o que podemos esperar deste projeto digital sobre lifestyle.

Vanda Jorge
Vanda Jorge

"Vai nascer o outro lado do lifestyle". É este o mote da Versa. Em que é que esta nova aposta se destacará daquilo que já é amplamente feito no jornalismo de lifestyle, em Portugal?
O tom de conversa. Queremos celebrar o talento para a vida. O nosso mood é #LIFEISMYSTYLE e, com isso, queremos subir a fasquia do prazer e elevar a autoestima, tanto no quotidiano, como na intimidade, porque cuidar de nós também é cuidar dos outros e beleza é generosidade. Todos os dias, queremos ser sinónimo de novidades, ter as tendências da moda e da beleza, da casa e do design, das viagens e do mundo gourmet. Ideias para experimentar, sair, viajar, reparar nos pequenos encantos e recantos. Queremos que os nossos leitores, ao abrirem o ecrã, expandam os horizontes, queremos nós próprios abrirmo-nos ao mundo e abrir o mundo ao meio.

A diferença - nomeadamente a diferença de opiniões - será um dos valores da Versa. De que forma é que essa diferença se refletirá nos conteúdos?
A Versa é, por princípio, também controVERSA. Está no nosso ADN. E esse valor está presente na forma como escrevemos, mas também nos temas que escolhemos.

Como surgiu a oportunidade de criar este projeto?
Foi uma oportunidade que o Grupo Media Capital detetou no mercado. Seremos um projeto de lifestyle digital first, mas queremos ser muito mais. A Versa só está a começar… Será uma marca Phygital, que, hoje, pode ter um evento próprio ou, amanhã, uma revista física. A Versa é diVERSA, portanto, a marca está lançada, mas acredito que, em breve, será uma love brand.

Que temáticas vão ser abordadas neste projeto de lifestyle?
O cool hunting, ou seja, a procura constante pelas tendências que estão a marcar os dias será um dos elementos diferenciadores e que nos posiciona no mercado. Diria que somos todos (na redação) futuristas e curiosos; teremos muitos temas de moda, como, também, de gourmet, sobre beleza e sobre evasão, como, também, sobre o mundo das artes e design.

Conta com um percurso de quase 20 anos em jornalismo televisivo. Pode-se esperar, portanto, uma constante combinação entre a escrita e o vídeo, na Versa?
Sim, até porque, enquanto projeto digital first, sabemos o potencial que o vídeo tem. A sua capacidade de "viralizar" e de permitir uma maior imersão e de engage com os temas.

Como será composta a equipa e de que forma cada elemento será uma mais-valia à Versa?
A equipa é aquilo que os relatórios de tendências falam: "Genuinfluencers". Ou seja, jornalistas que escrevem com autoridade sobre os temas, porque os dominam, e que escrevem, sempre, de forma genuína. É essa verdade permanente, essa genuinidade individual o que cada um aporta à Versa.

Vamos poder contar com um evento especial para o lançamento?
O lançamento, como não podia deixar de ser, será sobre o Futuro. A Versa juntou-se à agência internacional de tendências La Futura e vamos criar um dia sobre o futuro do lifestyle. Com talks com oradores internacionais, ou seja, partilha de conhecimento, como, também, com experiências que refletem as diferentes secções do nosso projeto. 

É reconhecida pela sua experiência enquanto cool hunter. Para quem não conhece essa atividade, como pode defini-la?
Para mim, ser cool hunter é ser apaixonado por esse lugar que se convencionou chamar futuro. Leio, diariamente, vários relatórios internacionais de trendforecasting, o que me permite pensar no futuro. Mas, ao mesmo tempo, é colecionar ideias, ter moodboards que nos ajudam a compreender os dias de hoje, como, também, o amanhã. E, depois, é viver cada dia com curiosidade, interesse em tudo o que é novo…

Numa única frase, como define a Versa?
Versa é a marca que traz o outro lado do lifestyle.

E a Vanda, ao que é aVERSA? E qual é um excelente tema para uma boa conVERSA?
Sou aVERSA ao preconceito. E gosto de uma boa conVERSA sobre viagens. E Futuro, claro.

Partindo da rubrica da SELFIE, 5 coisas que ninguém sabe sobre a Vanda?
1. Sou do signo Leão; 2. Comia pizza margarita, se pudesse, todos os dias; 3. A primeira coisa que faço de manhã: um café e vejo o meu signo; 4. Tenho transtorno obsessivo compulsivo; 5. Sou #team5am, ou seja, acordo, sempre, às 05:00 horas.

 

Acompanhe todas as novidades acerca da Versa no site e, ainda, nas páginas de Instagram e Facebook.

Relacionados