No final da edição do "Jornal das 8" de terça-feira, dia 17 de março, José Alberto Carvalho decidiu deixar uma mensagem de esperança, a todos os espetadores, sobre o assunto do momento: a pandemia de coronavírus.
"Há 15 anos, um filme, estranhamente filmado a preto e branco, apresentava uma frase que retratou um dos momentos decisivos daquilo que veio a ser o jornalismo televisivo em todo o mundo ocidental. 'Boa noite e boa sorte'. A despedida do jornalista da CBS, Edward Murrow, defendia o acesso à verdade, em tempos de negacionismo e perseguição, no período conhecido como 'Macarthismo', nos Estados Unidos", começou por afirmar o pivot, recordando o filme realizado por George Clooney e estreado em 2005.
"Há muitas frases desse filme que podem ser inspiradoras para muita gente, nestes tempos sombrios. Permita-me partilhar apenas uma: 'Não iremos seguir em frente com medo uns dos outros'", acrescentou José Alberto Carvalho.
De seguida, o jornalista, de 52 anos, destacou uma das principais medidas para conter o coronavírus, o isolamento social, terminando com uma mensagem otimista: "O afastamento social é, neste momento, imperioso, mas, a cada um de nós, é exigido mais do que um aceno à distância e precisamos muito mais do que boa sorte para derrotar o nosso inimigo. Num tempo de guerra, é obrigação especial, de cada um de nós, procurar os melhores exemplos, as boas notícias também existem. Muito provavelmente, até mais e melhores do que alguma vez no passado".
Segundo José Alberto Carvalho, o "'Jornal das 8' irá em busca dessas boas notícias".
Veja, agora, o vídeo da mensagem de esperança de José Alberto Carvalho.