EXCLUSIVO

As personagens mais marcantes de Eunice Muñoz na TVI

Redação Selfie / MC

Eunice Muñoz, de 89 anos, conta já com quase 76 de carreira, entre o teatro e as novelas. A Selfie quis recordar alguns dos papeis mais marcantes daquela que é considerada a “mãe” da representação em Portugal.

Foi há precisamente 18 anos que Eunice Muñoz, na altura com 71 anos, se estreou na ficção da TVI.

A atriz integrou o elenco de “Todo o Tempo do Mundo”, uma das primeiras novelas transmitidas pelo canal, ao lado de Ruy de Carvalho e Manuel Cavaco.

Em 2001, “Olhos de Água” chegou ao pequeno ecrã e Eunice Muñoz desempenhava o papel da matriarca Natália Negrão.

Paralelamente, subiu aos mais prestigiados palcos portugueses, de norte a sul do país, tendo sido galardoada, em 2003, com o prémio de "Melhor Atriz" pela peça de teatro “A Casa do Lago”.

Em 2002, na novela “Sonhos Traídos”, deu vida à personagem Alice Silva. No ano seguinte, “Coração Malandro” chegou às televisões portuguesas, com Eunice Muñoz no papel de Antónia Brás Teles.

Já em 2004, a divertida “Mistura Fina” conquistou os telespectadores e nesta pudemos ver a atriz dar vida a Guadalupe Lampreia.

Um ano depois, na pele de Amélia Capelo, Eunice Muñoz integrou o elenco da novela “Dei-te Quase Tudo”, protagonizada por Vera Kolodzig e Pedro Granger.

"Ilha dos Amores” chegou ao pequeno ecrã em 2007, com a atriz na pele de Emília. “Olhos nos Olhos” surgiu um ano mais tarde, com Eunice no papel de Rosário Pereira.

A mítica série “Equador”, transmitida pela TVI em 2009, também contou com a participação de várias atrizes bem conhecidas, nomeadamente Eunice Muñoz, Alexandra Lencastre e Dalila Carmo.

Mais recentemente, a atriz fez parte da novela “Mar de Paixão”, que contava com Paula Lobo Antunes, Rogério Samora e José Carlos Pereira, nos principais papeis.

Em 2013, “Destinos Cruzados” conquistou os telespectadores. Como atriz convidada, Eunice deu vida à personagem Maria Helena Roquete.

A atriz, que já conquistou vários prémios de reconhecimento na carreira, foi obrigada a afastar-se, temporariamente, da representação, por questões de saúde. No entanto, em 2016 regressou à televisão portuguesa com a novela “A Impostora”, ainda no ar, na pele da matriarca Pureza Ferreira da Costa.

Aos 89 anos, Eunice continua, de pedra e cal, empenhada em todos os projetos, que faz questão de receber de braços abertos.