TVI

"Tia Cátia" revela luta contra cancro da mama: "Retiraram tudo o que havia para retirar"

Cátia Goarmon falou pela primeira vez sobre a luta contra um cancro da mama, que foi diagnosticado no final do ano passado.

Esta quinta-feira, dia 24, o programa "Dois às 10" recebeu Cátia Goarmon, conhecida como "Tia Cátia", que acabou a revelar que está a lutar contra um cancro da mama.

"O que me faz falar é poder partilhar e evitar que isto possa acontecer a outras pessoas. Porque a verdade é que ninguém está livre", começou por afirmar a conhecida chef.

De seguida, Cátia Goarmon explicou como descobriu os primeiros sinais da doença: "Há doenças que são muito silenciosas. No início de dezembro, no banho, senti um caroço debaixo do peito. Senti e pensei 'pode ter sido da vacina', mas, no dia seguinte, voltei a sentir e nos restantes dias, também. [...] No dia 30 de dezembro, fui fazer uma ecografia e uma mamografia. Assim que entrei, o médico disse-me logo: 'Há quantos anos não faz uma ecografia?'."

"Foi um turbilhão de emoções. Mas senti-me a flutuar. Não sei se é uma defesa, mas parecia que não era comigo", admitiu a "Tia Cátia".

"Quando chega o diagnóstico, graças a Deus, era grau um. Do mal o menos, a ter que seja este. A evolução é uma evolução lenta, mas já tinha um tamanho maior do que deveria ter, já tinha três centímetros, por isso começa a ser mais complicado, exige quimioterapia. Fiz a cirurgia, faz amanhã um mês", revelou a "Tia Cátia", durante uma conversa com Maria Botelho Moniz e Cláudio Ramos.

"Fiquei a pesar menos 200 gramas, retiraram tudo o que havia para retirar. Ainda assim, o protocolo que seria para seguir era para fazer já quimioterapia, mas há uma forte probabilidade de não ter de a fazer. […] Em princípio, terei de fazer só a radioterapia", explicou, ainda, a chef, afirmando que nunca se sentiu "doente".

No final da entrevista, Cátia Goarmon explicou, ainda, a reação dos filhos à noticia: "Qualquer um dos dois disse logo: 'Mãe, isto não é nada'. Eles acreditaram piamente que não ia ser nada, porque veem que eu estou sempre: 'Bora para a frente'. Comportamento gera comportamento […] e, se eu me deprimisse, ia tudo comigo para o fundo e eu não ia ter forças para me levantar."

Veja, agora, os vídeos com as revelações de Cátia Goarmon no "Dois às 10".

Relacionados

Patrocinados