"Big Brother" estreou há 19 anos: recorde os melhores momentos da 1.ª edição!

Igor Pires
Os melhores momentos de Teresa Guilherme no Big Brother
O que é feito de Zé Maria, o vencedor do 1º Big Brother?
Sónia chocou o país com a sua participação no Big Brother em 2000
Marco Borges marcou a primeira edição do Big Brother
Zé Maria foi o primeiro grande vencedor do Big Brother
Telmo e Célia falam no confessionário do primeiro Big Brother

Foi a 3 de setembro de 2000 que o programa "Big Brother" estreou na TVI e mudou, para sempre, a televisão portuguesa.

A 3 de setembro de 2000, Teresa Guilherme abriu a porta daquela que viria a ser conhecida como "a casa mais vigiada do país". Há precisamente 19 anos estreou a primeira edição portuguesa do "Big Brother". Nos 120 dias seguintes, 12 concorrentes ficaram fechados numa casa que contava com câmaras em todas as divisões. Para assinalar esta data, a "Selfie" recorda-lhe alguns dos melhores momentos da primeira edição do "Big Brother".

Apesar de não ter sido o vencedor, Marco Borges foi um dos principais destaques. Até hoje, o concorrente é lembrado não só pelo romance que começou na casa com Marta Cardoso, mas também pelo sentido desabafo que fez no confessionário e que, anos mais tarde, foi recriado pelo grupo de humoristas Gato Fedorento. Quem não se recorda da célebre frase "Há palhaços que falam, falam, falam, falam, falam, falam e não os vejo a fazer nada"? 

No entanto, a participação de Marco Borges, que, na altura, tinha 24 anos, ficou marcada pelo episódio infeliz do pontapé dado a outra concorrente, Sónia Veiga. Tudo aconteceu no dia 47 da competição, quando Marco Borges perdeu a cabeça após um insulto da nortenha. O concorrente acabou por ser expulso no próprio dia. 

Falando em Sónia Veiga, a concorrente também marcou a primeira edição pela sua postura frontal, abordando, sem tabus, temas relacionados com sexo. "Falo de sexo como falo de iogurtes", disse, uma vez, a concorrente.

Polémicas à parte, a casa do "Big Brother" foi feita, ainda, de romance. Além de Marco e Marta, Célia e Telmo apaixonaram-se e até se envolveram no reality show. A paixão foi tão intensa que o casal  teve relações sexuais na casa.  

Impossível lembrar a primeira edição do "Big Brother" sem falar do vencedor, o tímido e carismático Zé Maria. O jovem, de 27 anos, natural de Barrancos, conquistou os portugueses com a sua humildade e espírito pacato. Uns dos momentos mais recordados, até hoje, são as "conversas" que Zé Maria tinha com as galinhas, enquanto lhes dava de comer.

Sagrando-se o vencedor do reality show, o barranquenho foi o último concorrente a sair da casa, a 31 de dezembro de 2000. Até nos momentos finais da participação no "Big Brother", Zé Maria mostrou a sua singularidade: além de ter ido receber o prémio de 100 mil euros, no estúdio, vestido com um smoking e de calções, esta foi a última expressão do jovem, antes de falar com Teresa Guilherme e se aperceber de toda a fama que tinha conquistado em quatro meses: "Malditas borbulhas".

Recorde alguns destes momentos icónicos nos vídeos.