Numa entrevista a Rui Maria Pêgo e Ana Martins, na Rádio Comercial, Leonor Poeiras explicou por que motivo abandonou a apresentação do "Somos Portugal", da TVI. "Foram oito anos e meio, que chegaram ao fim no ano passado", começou por referir a apresentadora, acrescentando: "Eu terminei no programa de Lisboa, sem fazer grandes anúncios, mas foi uma decisão que eu tive de tomar dentro de mim. E o 'Somos Portugal' era a coisa mais certa que eu tinha na minha vida, nos últimos anos. Terminei-o por várias razões. Não consigo, não quero continuar a fazer, não devo, e isto tem a ver com questões de saúde também. Eu sou surda do ouvido direito. Eu ensurdeci. Foi um episódio de surdez súbita há quatro anos."
Sem saber o que terá originado o problema de saúde, Leonor Poeiras, de 39 anos, contou que, no início, teve receio da forma como este poderia afetar a carreira e relatou como se apercebeu dos primeiros sintomas.
"Estava há não sei quantos dias a pôr o telefone para o outro lado. (...) Quando fui (ao médico) já era uma situação avançada, cerca de 70% de surdez, e percebemos, ao longo dos meses, que era irreversível. A situação agravou-se, nos últimos anos, porque estou muito exposta ao ruído a fazer o 'Somos Portugal', e tive de parar. Foi uma decisão pessoal. Estou praticamente sem ouvir nada e não posso, porque é o ouvido onde eu ponho o auricular quando trabalho em televisão", esclareceu a apresentadora.
Depois, Leonor Poeiras recordou o dia em que soube o diagnóstico. "Foi um dia realmente triste para mim. Foi no dia 2 de agosto, foi nesse dia que eu percebi. Chorei copiosamente para aí durante uma hora e tal. Nesse dia passei a noite a ouvir música aos berros, tipo despedida", confessou a apresentadora, que é mãe de António, de 13 anos, fruto do casamento com Miguel Braga.