TVI

Sofia Ribeiro coloca ponto final em sonho: "Foi um processo difícil de desapego"

A atriz Sofia Ribeiro não vai voltar a abrir as portas do espaço de restauração de que era proprietária.

A pandemia obrigou Sofia Ribeiro a encerrar o espaço de restauração Filosofia, que tinha aberto, em Lisboa, em 2019. Agora, a atriz assumiu que o projeto não terá novamente portas abertas.

"Com muita pena minha, não vai voltar a abrir. Foi um projeto ao qual me dediquei de corpo e alma. Abri o Filosofia num espaço mais pequeno, exatamente para perceber se era só um devaneio meu e se tinha ou não pernas para andar... Percebi que tinha pernas para andar. O feedback era ótimo. Tivemos muito sucesso no tempo em que estivemos abertos. Aliás, todos os dias tinha de mandar pessoas embora, à hora de almoço, porque não tinha onde as sentar. Portanto, tudo indicava que tinha pernas para andar", começou por dizer Sofia Ribeiro, em declarações aos jornalistas, à margem da festa do décimo aniversário da TVI Ficção.

"Quando veio a pandemia, eu já estava à procura de um espaço maior, no Porto, para abrir. Com a graça de Deus, não me meti nisso, porque depois veio a pandemia e, como tantos outros projetos e tantos outros negócios que tinham acabado de nascer, não havia bases para manter por muito mais tempo", admitiu a atriz.

Sofia Ribeiro contou ainda que tudo o que tinha "conseguido ganhar com o trabalho feito serviu para pagar ordenados até não poder mais". "Eu ainda fiquei a pagar ordenados, mesmo depois das minhas obrigações, porque não conseguia deixar as pessoas. Tinham famílias, contas para pagar... Arrastei enquanto pude", afirmou.

"Por um lado, o meu coração e a minha consciência estão completamente tranquilos em relação a isso. Por outro lado, o de empresária, rebentei com o fundo de maneio que tínhamos. A verdade é esta. O dinheiro não nasce das árvores. Para voltar a abrir o Filosofia, tinha de ter, pelo menos, mais um ano e meio para montar uma equipa", prosseguiu a atriz.

Na altura, Sofia Ribeiro parou de representar por esse período de tempo. Agora, não era possível repetir a decisão. "Ao fim de 15 anos, nunca tinha feito uma pausa tão grande de trabalho. Pedi e expliquei os motivos para ter essa pausa. Aconteceu para eu estar lá a tempo inteiro. Eu não posso fazer essa pausa novamente... E estamos a atravessar uma crise gigante a nível de restauração. Todos os empresários de restauração falam disso. Portanto, neste momento, seria um 'tiro no pé' voltar a investir e entregar a alguém para gerir, que não é a mesma coisa", argumentou.

Em jeito de conclusão, a atriz disse que este é um sonho que "está a ser arrumado" no devido lugar. "Foi um processo difícil de desapego, porque há um lado emocional muito forte. Mas é importante aprender a desapegar, a deixar ir e a perceber quando é que as coisas fazem ou não sentido. Um dia mais tarde... O formato está feito, já sei o que devo e o que não devo fazer. Portanto, serviu de aprendizagem", rematou.

Veja, agora, as imagens da festa de aniversário da TVI Ficção na galeria que preparámos para si.

Relacionados

Patrocinados