TVI

Sofia Ribeiro apanha "grande susto" com a saúde: "Vi o médico bastante apreensivo"

A atriz Sofia Ribeiro sofreu um "ataque de pânico" quando foi confrontada com a hipótese de poder voltar a ter cancro.

Num longo desabafo feito no Instagram, Sofia Ribeiro, de 38 anos, contou aos fãs um preocupante episódio que viveu, recentemente, com a saúde. Tudo aconteceu sete anos depois de a atriz ter sido diagnosticada com um cancro da mama, entretanto vencido.

"Durante mais ou menos uma semana, não fiz mais nada a não ser rezar e rezar. É verdade. No primeiro dia, acendi uma vela, que esteve acesa até pouco depois de chegar o resultado. Apanhei um susto mesmo grande", introduziu Sofia Ribeiro.

Depois, chegou a explicação do sucedido. "Andava já há bastante tempo com dores na lombar. Tudo indicava que fosse ciática. Fui a osteopatas, massagistas, tudo e mais alguma coisa... Até que fui a um fisioterapeuta e, chegando lá, eu não tinha só essa dor. Tinha dor na lombar, que era o que mais me doía, mas andava com uma dor no peito, mais precisamente junto à clavícula. Uma dor que, tocando e mesmo não tocando, irradiava para trás, para a omoplata. E meio que me doía também um cotovelo e um dedo", descreveu.

O fisioterapeuta em questão optou por não fazer nada, aconselhando a atriz a ser vista por um médico, por causa do "historial". "E, depois, depois, então, adequaríamos o melhor tratamento", disse-lhe o profissional, deixando a visada "um bocadinho reticente". Afinal, "tinha feito exames não há muito tempo e estava tudo bem", lembrou.

Isto aconteceu numa sexta-feira. Sofia Ribeiro mandou "logo um e-mail ao médico oncologista" que a acompanha, que respondeu logo, marcando uma consulta para a segunda-feira seguinte. "Pareceu-me preocupado. Fiquei sugestionada, mas não dei muita importância", reconheceu.

Na consulta, contudo, "comecei a ficar preocupada, porque vi o meu médico bastante apreensivo", admitiu a atriz, prosseguindo: "O meu médico analisou-me e eu percebi que ele estava a ficar mais tenso. Confrontei-o sobre o que se estava a passar e ele disse-me que era por causa do meu historial. Eu estava há sete anos sem sinais de doença mas isso não era uma certeza, porque podia sempre voltar."

O clínico não se precipitou. "Estamos a 50/50. Só os exames é que vão dizer o que se passa. Temos de fazer uma bateria de exames, para ver se estava tudo bem", disse o médico à paciente, deixando-lhe um alerta: "Temos de estar preparados para tudo".

Sofia Ribeiro ficou sem chão. "Eu vi a minha vida toda andar para trás naquele momento, outra vez, ao fim de sete anos... Curiosamente, outra vez num mês de novembro. A minha cabeça começou a andar à volta, comecei a ficar desesperada e tive um ataque de pânico. Não me conseguia controlar, porque se, na primeira vez, fiquei sem chão mas não sabia para o que ia, desta vez, eu sabia para o que iria, com a probabilidade de poder ser diferente e pior. O pânico tomou conta de mim. Fiquei muito aflita. Esse dia, 2 de novembro, foi muito difícil. Desde esse dia, acendi uma vela e rezei como nunca tinha rezado na minha vida", contou.

A atriz realizou, então, os exames necessários. "Alguns dos resultados" chegaram com "um feedback muito positivo". No dia 12, foram conhecidos os restantes.

"Estava tudo bem. Não há sinais de doença", disse, aliviada. "Foi, sem dúvida, um dos dias mais felizes e um dos dias mais esperados da minha vida. Curiosamente, um dia antes de fazer sete anos em que eu descobri que estava doente, com cancro. Sete anos depois, apanhei um grande susto, que fez pensar, a mim e a toda a gente à minha volta, que é possível voltar a acontecer, Mas foi só mesmo isso: um grande susto", desabafou.

Sofia Ribeiro terminou dizendo que encara este episódio como "uma grande chamada de atenção para voltar a colocar-se na energia certa e para voltar a chamar a sua atenção para o que realmente importa". E terminou: "Porque, mais uma vez, eu estava, sem ter consciência, que agora tenho, a repetir padrões."

Veja, agora, o vídeo do desabafo feito pela atriz.

Relacionados

Patrocinados