CARNEIRO - 7 de Ouros
O 7 de Ouros mostra que se tem dedicado aos objetivos que traçou para si própria/o. Perseverança, empenho e dedicação não lhe têm faltado, mas talvez tenha chegado a hora de fazer um balanço dos últimos meses. O que é que conseguiu concretizar até agora? Quais foram as estratégias utilizadas? O que é que poderá ter falhado? E o mais importante: será que esses objetivos estão atualizados? Será?
Estamos sempre a mudar de opinião e de gostos, aliás como diria Schopenhauer: "Nada é permanente senão a mudança." Por isso, temos todo o direito de mudarmos de planos e de metas, principalmente se nos fizerem mais realizados e felizes. Por muita segurança e estabilidade que possa ter neste momento, se não estiver feliz… valerá a pena o sacrifício?
Faça uma pausa e pondere se o que precisa neste momento é dedicar mais tempo aos seus projetos profissionais ou pessoais. Dê um passo atrás, pense novamente, crie novas estratégias ou avance numa nova direção. Tantas vezes agarramo-nos ao que temos no momento só por termos medo de ter de descobrir algo novo, e porquê? Porque o ser humano sente-se mais seguro quando está rodeado de coisas e pessoas que lhe são familiares. Não é altura de se acomodar, nunca é tarde para procurar novos caminhos! Com astúcia, muita calma e perseverança tudo se consegue, ou seja, se é de uma mudança que está a precisar que tal começar já a traçar um bom plano? Sem pressão, sim? Tem tempo.
**
Quer marcar uma sessão comigo? Encontre-me aqui Vera Xavier | Tarot de Ísis
TOURO - Rainha de Paus
Existem sempre duas maneiras de encarar a vida: ou se acha que os problemas são desafios prontos a serem ultrapassados e que, portanto, farão com que prosperemos como pessoas, ou então, achamos que a vida é um aglomerado de problemas impossíveis de solucionar. Claro que quem faz parte do primeiro grupo tem mais probabilidade de ser um vencedor.
Um vencedor é aquele que, apesar de ter os joelhos em ferida de tanto cair, continua à procura do seu próprio caminho, dos seus próprios sonhos, mesmo que toda a gente lhe diga que é uma perda de tempo. Um vencedor não tem medo ou vergonha de brilhar. Não tem medo de brilhar tanto que é capaz de ofuscar quem não está habituado à Luz e que por isso mesmo critica o que não conhece. Ser diferente não é fácil, porque nos pode deixar à margem da sociedade, mas quem é que quer fazer parte de uma sociedade adormecida e cinzenta?
A Rainha de Paus é a mais dinâmica de todas as rainhas. Ela é a primeira a lutar por uma boa causa, é otimista e recebe com alegria e entusiasmo as mudanças que vão emergindo. Talvez seja este o empurrão que está a precisar para começar a pôr em prática aquele projeto que há tanto tempo tem vindo a planear. Seja ele pessoal ou profissional está na altura de agir!
**
Quer marcar uma sessão comigo? Encontre-me aqui Vera Xavier | Tarot de Ísis
GÉMEOS - A Papisa
A Papisa (muito associada à Grande Mãe Isis), a mais misteriosa de todos os Arcanos do Tarot…
Muitas vezes, ela indica que algo em algum aspeto da nossa vida ainda não foi revelado; algo está para ser deslindado e vai trazer soluções e uma fase mais pacífica. É possível que durante esta fase se sinta mais inspirada/o e predisposta/o a descobrir mais acerca de si e até de ter algumas boas ideias de como deve mudar ou melhorar a sua rotina para que se sinta mais entusiasmada/o.
Novos caminhos podem surgir na sua mente. Qual deles é o melhor?
Esta é a lâmina do Conhecimento interno e ancestral que todos, sem excepão, temos, ou seja, deve buscar as respostas no seu inconsciente. Grande desafio este! A resposta está no silêncio.
A lâmina da Papisa também pode influenciá-la/o na pesquisa de outros tipos de temas. Temas mais profundos, mais esotéricos. Portanto, não se espante se se vir de repente numa livraria à procura de livros que nunca pensou ler ou procurar por formações fora da caixa. A vida tem destas coisas e é isto que a faz tão interessante. O imprevisível acontece!
Não corte esta energia. Deixe-a fluir, porque é esta curiosidade que conduz à Sabedoria. E o que é a Sabedoria? É a união entre o conhecimento e o Amor!
Em termos práticos, a Grande Sacerdotisa pede tolerância e compreensão face à fragilidade, ou aquilo que considera fragilidade nos outros. Veja para além do que está à vista, do que é habitual. Veja para além das ações, para além da agressividade que tantas vezes esconde medo e insegurança.
**
Quer marcar uma sessão comigo? Encontre-me aqui Vera Xavier | Tarot de Ísis
CARANGUEJO - 8 de Ouros
"Todos vós, que amais o trabalho desenfreado [...], o vosso labor é maldição e desejo de esquecerdes quem sois" - Nietzsche.
Trabalho, trabalho e mais trabalho… Dizem que o trabalho dignifica, bem, então, quer dizer que somos mais do que dignos, somos uns autênticos reis, canecos!
O 8 de Ouros pede paciência e mais um pouco de perseverança. Pede também que nunca desista de alargar os seus horizontes, nunca pare de estudar, seja em termos académicos ou não. Não estagne. Nós nunca sabemos demais, como sabe.
Quanto mais se entregar àquilo em que acredita melhor serão os frutos a colher, e isto pode referir-se às questões profissionais ou amorosas.
Quando o tema é o Amor, esta lâmina diz que a monotonia está à espreita – se é que não se instalou já -, e que é preciso tomar medidas fortes no combate a esta erva daninha. Não há romance no relacionamento? Não importa aqui de quem é a culpa! Há cumplicidade? Há respeito? Se ainda há respeito, há matéria-prima para mudar a situação. Será que há demasiado orgulho?
São muitas as vezes em que nos "escondemos" por detrás do trabalho para não enfrentarmos isto ou aquilo. Fugimos mas nem sequer sabemos bem do que é que fugimos. Só sabemos que temos de ocupar o tempo e a mente e temos de ser "bons" no que fazemos, temos que ser melhores do que os outros e lá vamos caminhando como ratinhos de roda…
Equilíbrio é o que o Tarot pede. Tudo é importante. Tudo faz parte do Todo. A carreira, a família, o Amor, os amigos, o bem-estar, o lazer, tudo isto tem – ou deveria ter - o seu devido peso na balança. Temos tempo para todos estes aspectos, é só uma questão de organizar melhor a agenda e a mente também.
**
Quer marcar uma sessão comigo? Encontre-me aqui Vera Xavier | Tarot de Ísis
LEÃO - 4 de Paus
"A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz" - Freud.
Esta feliz frase ilustra bem o significado desta lâmina que transmite solidez e felicidade. Pois, a solidez e o bem-estar devem andar de mãos dadas. Vale de pouco o bem-estar se estivermos preocupados com a nossa segurança, seja lá o que isso for. Quantas e quantas vezes tivemos vontade de pôr uma mochila às costas e partir por aí? Umas tantas, verdade? E estes nativos, impulsivos como são, devem ter tido mais que muitas. A questão é que esse pensamento, ou essa vontade, surge quando queremos fugir de algo, nomeadamente, da dor. Isto é inato em nós, seres humanos. Só não fugimos senão pudermos.
Mas, esta semana, não deverá haver nada que a/o faça pensar nisso, isto porque o 4 de Paus é uma lâmina de tranquilidade e especialmente positiva no que diz respeito aos amores. Se está a começar um relacionamento, viva-o com intensidade. Não se preocupe se vai resultar ou não. O que importa é viver o que tem e o que tem é o presente. A mania que temos de estragar o presente com o futuro! Sem um bom presente, não há um bom futuro! Simples, não é?
**
Quer marcar uma sessão comigo? Encontre-me aqui Vera Xavier | Tarot de Ísis
VIRGEM - Ás de Copas
Se quisermos racionalizar, podemos dizer que esta é a lâmina da inteligência emocional. Mas ela é mesmo uma lâmina de puro poder feminino. Ela é a lâmina do poder do Amor, o mais absoluto de todos os poderes. Através de um Amor sadio - por nós -, conseguimos alcançar tudo, inclusive a paz de espírito que alguns de nós anseiam. Ouço muita gente a desejar paz mas não consegue largar a raiva, a culpa, a mágoa, o ressentimento e, muitas vezes, até os ódios de estimação. Consciente ou inconscientemente, agarramo-nos a estes sentimentos como boias de salvação, como desculpa para as nossas falhas. "Fizeram-me isto, portanto também faço, também posso!", e assim se vai perdendo tempo, sendo igual ao que não tem qualquer valor. Baixamos a nossa fasquia em vez de a subirmos. É mais fácil assim… Será? Temporariamente, talvez.
Progredir requer trabalho, esforço, dedicação e uma disciplina - ia escrever luta, mas não tem de ser luta, pode ser, de facto, disciplina - razoável. Contudo, para isso nós não temos tempo…
Esta semana vai ser-lhe dada uma oportunidade de mudar qualquer coisa na sua vida. Uma oportunidade de melhorar-se vem a caminho. E como é que nos melhoramos? Enfrentando novamente alguma situação em que não estivemos tão bem anteriormente. Uma prova vem aí, muito possivelmente esta prova tem a ver com o coração. Por favor, não estrague!
**
Quer marcar uma sessão comigo? Encontre-me aqui Vera Xavier | Tarot de Ísis
BALANÇA - 4 de Ouros
"A ciência poderá ter encontrado a cura para a maioria dos males, mas não achou ainda remédio para o pior de todos: a apatia dos seres humanos" - Hellen Keller.
Vamos por partes… Vamos começar por algumas palavras ou expressões-chave desta lâmina: recusa em mudar ou ceder; resistir à mudança; possessividade; mania do controlo; estagnação. Como vê, estas não são palavras minhas, isto é só para ver que eu não tenho culpa que saiam tantas lâminas a falar sobre o mesmo. É o chamado "mais do mesmo". Os deuses estão a mandar-lhe várias vezes a mesma mensagem, que pode ser algo do género: "'Bora lá mudar um pouquinho, querida/o Balancinha? Vamos trabalhar em nós próprios? Vamos conhecer-nos a fundo, aceitarmo-nos como somos e progredir? Vamos deixar para trás aquilo que não interessa e que está a travar a escalada evolutiva? Vamos deixar de usar desculpas esfarrapadas para não fazer o que há a fazer?" Boa ideia!
Sabe, a única pessoa que perde com uma possível estagnação é você mesma/o, está ciente disso, não está? Os seus adversários irão sorrir, ao perceberem a sua desistência e os outros… bom, os outros estão demasiado atarefados com a sua própria labuta. Como vê, o melhor é tomar conta de si. Mime-se, ame-se e respeite, sabe porquê? Porque é a pessoa mais importante do seu mundo!
Se quer que a sua vida seja mais animada, mais preenchida, tem de dar o primeiro passo. O Tarot diz que há muita coisa para ser vivida desde que o permita.
**
Quer marcar uma sessão comigo? Encontre-me aqui Vera Xavier | Tarot de Ísis
ESCORPIÃO - 9 de Paus
"Pronto, pronto já passou…" Eram estas as palavras ternas que a nossa mãe, pai ou avós usavam para acalentar as nossas dores, faziam festinhas a acompanhar, enquanto tentavam desviar a nossa atenção para outras coisas (e se não fizeram deviam ter feito!). O mesmo faz o Tarot esta semana. Ele pede-lhe que em vez de ficar numa atitude de autocomiseração, encontre estratégias para animar a alma. Quando se voltar a focar nelas, vai ver que não são assim tão duras. Sugestão? Dance! Dançar cura tudo!
O tempo ajuda a ter outra perspetiva das coisas, assim como a distância. Dê tempo para que o que quer que seja arrefeça, especialmente a sua mente. Como sabe, quando agimos impetuosamente dá muitas vezes asneira, algumas delas irremediáveis.
Não se esconda atrás dessas memórias. Não as use como desculpa para não andar para a frente! Há sempre assuntos para resolver, há sempre aspetos a melhorar, sempre. A partir daí, temos duas opções: ou tentamos de forma madura e confiante apercebermo-nos desses aspetos e trabalhamos neles, ou temos aquela atitude triste de "agora já não há muito a fazer" ou "'tou cansada/o demais" ou ainda "quem quiser gosta quem não quiser…". Isto é um bocado de desrespeito por nós mesmos, não será?
Esta semana, o Tarot tem uma mensagem de força para si. Ele pede que seja ainda mais corajosa/o - sim, um pouquinho mais - e não aceite nenhum "não". Lute e lute e lute mais um pouco. Está quase lá! Vai desistir a dois terços do Caminho?!
**
Quer marcar uma sessão comigo? Encontre-me aqui Vera Xavier | Tarot de Ísis
SAGITÁRIO - 7 de Ouros
Há momentos na nossa existência em que parece que não temos tempo para nada. Temos 1001 coisas para fazer por dia e isso agrada-nos e porquê? Porque assim não temos de pensar no que se está a passar dentro de nós e principalmente no que há para resolver. Como a fase do "corre-corre" não dura para sempre e eventualmente teremos de parar - ou a Vida fá-lo por nós -, aí vamos ser confrontados com as situações de que estivemos a fugir. Sim, aquelas coisinhas que varremos para baixo do tapete.
Sempre que o 5 de Ouros surge, é porque nos sentimos incompletos ou com uma sensação de carência que pode ter a ver com questões materiais, mas na realidade é bem mais profunda do que isso.
Alguma ferida do passado mal curada poderá estar a influenciar o seu dia a dia, assim como a maneira como se relaciona com quem está à sua volta e até mesmo a relação consigo mesmo. Não deixe que as memórias menos felizes tomem conta da sua mente, que lhe baixem a autoestima e a/o façam duvidar de si mesma/o e das suas competências.
"Cada dia em que acordamos é um novo começo, mais uma oportunidade. Saboreie esse dia, sinta-lhe o gosto de liberdade. Inspire profundamente o ar da manhã, deguste a fragrância da oportunidade. A vida é a matéria-prima. Nós somos os artesãos - Cathy Better.
Sente que está a faltar alguma coisa na sua vida? Quando isso nos acontece, tentamos associar a algo exterior a nós e é aí que procuramos coisas materiais ou pessoas para preencher esse vazio. O problema é que esse vazio tem de ser resolvido e preenchido por nós mesmos, pela nossa relação connosco mesmos e com a Vida. Reitero: a solução é interior e não exterior. Faça as pazes consigo e com a vida.
**
Quer marcar uma sessão comigo? Encontre-me aqui Vera Xavier | Tarot de Ísis
CAPRICÓRNIO - 5 de Paus
"A inveja é o pecado mais adequado a um mundo que estimula a competitividade e a superação. Que diz a todo momento: seja um vencedor, inveje o próximo para superá-lo e, se possível, arrasá-lo" - Zuenir Ventura.
Será mesmo este o mundo em que vivemos? É parte do mundo, não tem de ser o nosso.
É verdade que a sociedade nos impele a sermos competitivos, a querermos mais, a sermos melhores, mas à custa do quê ou de quem? O facto de encontrarmos adversários pelo caminho faz com que não paralisemos ou nos deixemos levar pela inércia de uma vida sem objetivos maiores, e isso é bom, isso é positivo para nós! Talvez devêssemos substituir a inveja por admiração, por ambição saudável: se alguém conseguiu ir mais além, se os outros conseguiram, porque é que não haveríamos nós de conseguir? O problema é que perdemos pelo caminho algumas noções de ética e bons valores, porque assistimos a sucessos corruptos. É aí que a competição se pode tornar pouco saudável. O que fazer? Escolher os melhores exemplos, os mais inspiradores e não os esquemas dúbios.
Refreie os seus impulsos competitivos - aqueles mauzinhos - e perceba quais foram as razões (motivações) que a/o levaram a desejar seguir determinado caminho. É por si mesmo ou é para se vangloriar? Será apenas um sacrifício em prol de um melhor status? A pergunta sacramental é: está de bem com a sua consciência?
Por outro lado, o 5 de Paus é a lâmina dos pequenos, mas irritantes percalços de vida, como por exemplo, o facto de fechar a porta de casa com a chave lá dentro, ou de acabar a água quente quando está no duche… Estas pequeninas coisas podem ser um desafio enorme ao nosso precário equilíbrio e serenidade, por isso, tente encontrar a melhor maneira de lidar com estes pequeninos desafios sem rebentar. Grande teste!
**
Quer marcar uma sessão comigo? Encontre-me aqui Vera Xavier | Tarot de Ísis
AQUÁRIO - 5 de Copas
"Em relação a qualquer coisa nunca digas: 'Perdi-a'; diz, ao contrário: 'Devolvi-a'. Morreu-te o filho? Devolveste-o. Morreu-te a mulher? Devolveste-a. O teu campo foi roubado? Foi também devolvido. Mas quem o roubou é um miserável? Que te importa por quem o retirou aquele que to dera? Enquanto te deixam tais bens, toma conta deles como de um bem que pertence a outrem, como fazem os viajantes numa hospedaria" - Epicteto.
Não somos donos de nada e de ninguém! Somos companheiros de viagem com ajudas pelo caminho que, quando deixam de fazer sentido, seguem o seu próprio rumo. Se esse caminho não coincide com o nosso, para quê forçar?
O que o Tarot lhe quer transmitir é que existem momentos na vida em que a perda é inevitável, visto que cada um tem a sua própria senda para percorrer. Por outro lado, também não nos podemos esquecer que o ser humano só aprende a dar valor ao que tem quando o perde, infelizmente. Em vez de aprendermos pelo Amor, aprendemos pela dor.
São esses momentos de aprendizagem que nos ensinam como devemos agir numa próxima vez de forma a evitarmos a dor numa nova eventual perda. Aprendemos, então, a não colocar em situação de risco os nossos bens, o nosso emprego, a sermos mais tolerantes com os nossos amores, família, colegas e amizades. Tudo seria bem diferente se nós, em vez de pensarmos em tudo o que não possuímos, começássemos a pensar com mais frequência: "Como seria se o perdesse?".
O 5 de Copas tem algumas semelhanças com o arcano maior, A Morte, porque nos aconselha a pôr de lado as dependências e a não ter medo de algo que poderá, a seu tempo, vir a ser substituído por outra coisa. Não tente impedir a mudança, pois poderá apenas torná-la mais dolorosa e deixe que a vida tome o seu rumo naturalmente.
**
Quer marcar uma sessão comigo? Encontre-me aqui Vera Xavier | Tarot de Ísis
PEIXES - 3 de Copas
"Compreendi o valor da amizade, em momentos especiais, quando o Céline me escreveu, quando o Jorge Amado me escreveu, ambos com uma grande estima e uma grande amizade. Isso fez-me pensar que havia pessoas mais generosas e melhores do que eu. Ser amigo é a única forma de se estar com os outros" - António Lobo Antunes.
Uma boa amizade ajuda-nos a levar a vida com mais ânimo e a entender melhor o que se passa na nossa existência, visto que converte as tormentas e as tempestades dos sentimentos em dias límpidos e ilumina com uma luz brilhante as trevas e a confusão dos nossos pensamentos. Quando temos a cabeça a andar à roda com tantas ideias, perguntas e receios, é bom partilhá-los com alguém da nossa confiança, pois ajuda-nos a clarificar e a ordenar a nossa mente. Começamos então a ver as coisas de outra perspetiva, ordenamos as nossas prioridades de forma mais eficaz e sentimo-nos cada vez mais seguros dos próximos passos a dar.
O 3 de Copas fala principalmente sobre amizade, partilha e trabalho de equipa. Talvez esteja na hora de fazer novas amizades, de deixar cair algumas proteções de forma a poder dar um pouco mais de si, já que, é dando que se recebe. Como é que quer que os outros confiem em si, se tem dificuldades em confiar em alguém?
Seja mais descontraída/o, saiba desfrutar verdadeiramente da companhia da sua "metade" e dos amigos, seja mais dinâmica/o e proativa/o. Tome a iniciativa e organize jantares, tertúlias, borgas (comedidas ou não)!
**
Quer marcar uma sessão comigo? Encontre-me aqui Vera Xavier | Tarot de Ísis