TVI

Repórter Sérgio Mateus recupera de enfarte: "É um processo demorado"

Numa entrevista exclusiva, concedida à SELFIE, o repórter Sérgio Mateus falou sobre a recuperação de um enfarte com paragem cardíaca.

Por muitos dias que passem, Sérgio Mateus não se cansa de agradecer à equipa médica que o acompanhou nos dias de incerteza e de receio em que ficou hospitalizado, depois de ter sofrido o enfarte: "Uma equipa excelente, no Hospital Amadora-Sintra. Foram impecáveis. Depois, fui para os Cuidados Intensivos e, lá, a enfermagem foi igual. Sempre a animar-nos." 

"Tive uma recuperação rápida. Após três dias, já estava a sair do hospital. Obviamente, depois tive uma ou outra recaída. Tive uma arritmia, passado uma semana. Mas tudo se estabilizou e regressei a casa", explicou-nos o repórter da estação de Queluz de Baixo, que, neste momento, se encontra em reabilitação cardíaca: "Estou a tentar fortalecer o coração o máximo possível, através de exercícios de fisioterapia, acompanhados por um cardiologista e por um fisioterapeuta. Durante uma hora, fico a praticar esses exercícios, que são monitorizados através de um aparelho, para medir os batimentos cardíacos, para saber quantos batimentos atinjo num minuto, para medir a tensão arterial de x em x minutos... Quando temos uma paragem cardíaca, o coração não regenera - as partes que morreram não são mais recuperadas. E é importante fortalecer o que resta. E é isso que estou a fazer agora, para não ter arritmias e outras consequências."

"O objetivo é que consiga ter uma vida 'normal'. Esperava que a recuperação fosse mais rápida, porque foi assim no hospital. Esperava que, num mês, regressasse ao trabalho. Mas já percebi que este é um processo demorado", afirmou.

Sendo assim, Sérgio Mateus não tem previsão para regressar ao pequeno ecrã: "Não tenho previsão de quando volto a trabalhar. Até outubro, certamente, não volto a trabalhar. Até porque esta reabilitação demora três meses e só são duas sessões por semana. Mas, na TVI, deixaram-me sempre descansado e disseram-me para não me preocupar. Aliás, desde o primeiro minuto que sempre estiveram do lado da minha mulher, que é espanhola e estava sozinha, em Lisboa. Desde a Cristina Ferreira ao João Patrício, passando pelo Jorge Frade, todos ajudaram a minha mulher, enquanto estava hospitalizado. Foram um apoio importante. Agradeço de coração, mesmo que ele não seja o melhor agora [risos]."

Nesta entrevista exclusiva, Sérgio Mateus recordou, ainda, o momento em que sofreu o enfarte.

Relacionados

Patrocinados