TVI

"Momento extraordinário": Sérgio Furtado revela como foi o Natal com refugiados na guerra da Ucrânia

Sérgio Furtado está na guerra da Ucrânia, enquanto enviado especial da TVI e da CNN Portugal, há cinco meses. Lá, o jornalista passou, portanto, o Natal e o Ano Novo.

Regressado à Ucrânia em outubro do ano passado, Sérgio Furtado passou o Natal naquele país, que está a ser invadido pela Rússia há um ano. Em exclusivo à SELFIE, numa entrevista concedida a partir da Ucrânia, o enviado especial da TVI e da CNN Portugal relata a experiência de passar a festividade longe dos seus.

"Foi diferente por estar longe da família, numa situação que não é estar fora do país a viver. Não poder estar com os meus pais e o meu filho, não podermos jantar... Para mim, o Natal é uma altura para reunirmos a família", começa por contar o jornalista, acrescentando: "É sempre difícil, mas eles já estão habituados. Falámos ao telefone e, portanto, conseguimos estar próximos."

Lembrando que, na Ucrânia, se vive um Natal Ortodoxo, Sérgio Furtado explica que, "este ano, muitos ucranianos mudaram essa data para não estarem alinhados com a Igreja Ortodoxa e, portanto, comemoraram o Natal em dezembro".

No caso do enviado especial da TVI e da CNN Portugal, a noite de 24 de dezembro foi passada com "uma família de refugiados". "Uma família que é composta por várias famílias. Foi um momento extraordinário poder celebrar uma data como esta com estes refugiados, que viveram situações muito complicadas de ocupações, de massacres, de guerra... Para mim, foi um privilégio poder passar o Natal com eles", afirma, deixando uma garantia: "Não há nenhum arrependimento. Aliás, muito pelo contrário."

Veja, agora, o vídeo da última parte da entrevista concedida por Sérgio Furtado à SELFIE, ilustrado com fotografias captadas pelo jornalista.

Relacionados

Patrocinados