SELFIE SMILE

João Espírito Santo revela tudo o que precisa de saber sobre os dentes de leite

Prof. Doutor João Espírito Santo
Médico Dentista
Sr. Doutor

Negligenciados por muitos, os chamados dentes de leite têm um papel importante na Saúde Oral. E a prevenção deve começar logo na barriga da mãe, como explica o médico dentista João Espírito Santo.

Sabia que existem médicos que se dedicam especificamente à dentição de bebés, crianças e adolescentes?

A Odontopediatria é a área da Medicina Dentária dedicada à Saúde Oral de bebés, crianças e adolescentes. O objetivo da odontopediatria é que eles atinjam a idade adulta com uma boca sã, estética e funcional e a possam conservar durante toda a vida.

Sabia que a saúde oral do seu filho deve iniciar durante a gestação?

A saúde oral do bebé deve começar na barriga das mães! A gravidez é um excelente período para transmitir informação preventiva. É uma altura em que as mães estão preocupadas em aprender tudo o que diz respeito ao seu futuro bebé. Nesta altura é possível sensibilizar para o impacto de uma boa saúde oral baseando-nos numa educação preventiva. A higiene oral das crianças deve começar logo nos primeiros meses de vida. As gengivas do bebé devem ser limpas com um pouco de gaze humedecida, removendo os restos de leite após a amamentação. Após o nascimento dos primeiros dentes, começa a higiene oral propriamente dita, usando uma dedeira no dedo indicador da mãe/pai/responsável. Coloca-se uma pequena quantidade de pasta dentífrica (quantidade equivalente ao tamanho da unha do 5.º dedo da criança/bebé) nas cerdas da dedeira e escova-se delicadamente.

Sabia que o seu bebé deve iniciar as visitas ao médico dentista por volta do ano de idade?

Recomenda-se que as crianças façam a primeira visita ao médico dentista (Odontopediatra) até ao primeiro ano de vida. Esta consulta serve para uma observação do estado da saúde oral do bebé e para informar os pais sobre atitudes preventivas a tomar, detetar hábitos nocivos (entre os quais podemos destacar a utilização inadequada de biberão, chupeta, dedo, entre outros) e estabelecer um programa adequado ao grau de risco de cada criança.

Qual a importância dos dentes de leite?

Ao contrário do que muitas pessoas dizem, e pensam, os dentes de leite são muito importantes. Não só a nível estético, mas, também, para que haja um bom desenvolvimento dos dentes e maxilares. Os dentes são importantes para que haja mastigação, fala, e para a manutenção do espaço, pois permite uma transição de dentição mais harmoniosa.

Devemos ter cuidados especiais com os dentes de leite?

Os dentes de leite podem ser afetados por cáries, tal como acontece com os permanentes. As características próprias dos primeiros dentes fazem com que, uma vez iniciada a cárie, esta avance rapidamente e afecte o tecido pulpar do dente mais depressa do que acontece nos dentes definitivos.
É importante recordar que a perda precoce dos dentes de leite, por cárie ou por qualquer outro motivo, pode levar à perda de espaço e a uma sobreposição da dentição definitiva, levando mais tarde a problemas oclusais e funcionais.

Prof. Doutor João Espírito Santo
Médico Dentista