SELFIE SMILE

O açúcar e os dentes - 5 coisas que precisa saber

Prof. Doutor João Espírito Santo
Médico Dentista
Professor Doutor João Espírito Santo

Estamos prestes a entrar numa altura do ano em que o consumo de doces aumenta bastante, pela tradição, pelo conforto e porque nos sabe bem! Esta semana, na rubrica do SELFIE SMILE, partilhamos consigo cinco coisas que precisa de ter em consideração.

O açúcar destrói esmalte dentário?

A nossa boca está cheia de bactérias, umas benéficas, outras prejudiciais. As bactérias prejudiciais alimentam-se e desenvolvem-se, devido à presença de açúcares. Com o seu crescimento, libertam ácidos que danificam o esmalte dos dentes, podendo levar ao aparecimento de cárie dentária. Quanto mais alimentos açucarados ingere durante dia, maior será a exposição a estes ácidos.

Comer açúcar pode levar à dor de dentes?

Os alimentos açucarados que comemos proporcionam o desenvolvimento das bactérias e, consequentemente, uma maior produção de ácidos. Estes, por sua vez, produzem um desgaste no esmalte dentário que, com o passar do tempo, poderá originar um buraco, normalmente conhecido por cárie dentária ou cavidade. Quando esta cárie dentária atinge a dentina (camada mais inferior), o nervo fica exposto, sendo esta uma das razões pelas quais sentimos sensibilidade dentária, nomeadamente ao frio e ao calor.

O excesso de açúcar pode obrigar a mais visitas ao dentista?

Sim! Com o aparecimento de cáries dentárias, prepare-se para visitas recorrentes ao seu dentista. Por isso, se as idas ao dentista não são incentivo suficiente para o manter afastado dos doces, pense o que poderia fazer com o dinheiro que pouparia com um menor consumo de açúcares!

Como posso reduzir o consumo de açúcar?

O açúcar está muitas vezes presente nos alimentos menos óbvios. Assim, sugerimos que, quando vai ao supermercado, leia atentamente os rótulos e verifique a quantidade de açúcar que está presente em cada alimento/bebida. Certamente irá aperceber-se de que muitos dos alimentos, até considerados e publicitados como "saudáveis", têm quantidades de açúcar elevadas.

Devo eliminar completamente os açúcares ?

Como em tudo na vida, devemos ser ponderados e ingerir com conta, peso e medida. Por exemplo, em situações festivas, porque não dar-se ao luxo de um docinho? Após a ingestão de doces, e para minimizar o impacto, deve escovar imediatamente os dentes, ou, caso tal não seja possível, beba bastante água.

Prof. Doutor João Espírito Santo
Médico Dentista