SELFIE SMILE

Desvitalizar um dente é doloroso? O Prof. Doutor João Espírito Santo responde a esta e outras questões

Prof. Doutor João Espírito Santo
Médico Dentista
Professor Doutor João Espírito Santo

O tratamento endodôntico, vulgarmente designado por desvitalização, é um procedimento clínico, no qual o médico dentista especialista remove o tecido orgânico presente na polpa e interior das raízes dos dentes naturais. A ausência de cuidados médicos e tratamento adequado podem trazer bastantes complicações no seu dia-a-dia.

Quando devo desvitalizar um dente?

De uma forma geral, o tratamento endodôntico, ou desvitalização, deve apenas ser realizado quando a carie atinge a polpa. As causas são sobretudo: cárie ou trauma.

Desvitalizar é doloroso?

Com as técnicas atuais, este tipo de tratamento é feito com o máximo de conforto e sem qualquer tipo de dor.

São necessárias várias consultas para desvitalizar um dente?

Cada caso é avaliado de forma individual. No entanto, na maior parte dos casos, é apenas necessária uma consulta, podendo, em algumas situações, existir a necessidade de uma segunda visita ao seu médico dentista. Após a desvitalização do dente, este deve ser reconstruído de forma a evitar complicações. 

Após uma desvitalização o dente irá escurecer?

Com as técnicas existentes atualmente, a possibilidade de o dente escurecer é diminuta. No entanto, nos casos em que os dentes já se encontram escurecidos, ou sofreram um traumatismo, pode ser resolvido com um branqueamento interno e/ou coroa, faceta dentária.

A desvitalização do dente enfraquece o dente?

Na maior parte dos casos, o dente tratado já não possui a sua estrutura "original". Além disso, o processo de retirar a polpa dentária diminui a hidratação do dente, tornando-os mais frágeis. Consulte sempre um médico dentista especialista em endodontia, que tem o melhor conhecimento do processos e técnicas para devolver a aparência natural aos seus dentes.

Prof. Doutor João Espírito Santo
Médico Dentista