SELFIE FOOD

Já experimentou a receita de Bacalhau Com Natas do Flávio Furtado?

Flávio Furtado

A Selfie tem uma nova rubrica semanal! Sejam bem-vindos à Selfie FOOD! Todas as sextas-feiras, teremos uma receita do apresentador Flávio Furtado. Desta vez, a sugestão é uma receita de Bacalhau Com Natas.

Ingredientes

500 gr batata

125 ml azeite

Óleo q.b. para fritar

400 gr de bacalhau

40 gr de manteiga

40 gr de farinha

250 ml de leite meio-gordo

250 ml de natas

1 colher de sopa de sal

1 colher de sopa de noz-moscada

Pimenta q.b.

Suma de ¼ de limão

3 dentes de alho picados

2 cebolas

100 gr queijo mozzarella ralado

Preparação

Comece por descascar e cortar as batatas em cubos e frite-as em óleo bem quente.

Coloque o bacalhau num tacho e cubra-o com água. Leve-o a cozer em lume alto, quando levantar fervura baixe o lume e cozinhe durante mais 5 minutos.

Retire e escorra o bacalhau. Coe 200 ml da água da cozedura e reserve. Deixe arrefecer o bacalhau, retire-lhe a pele e as espinhas e desfie-o em lascas.

Leve ao lume um tacho, coloque a manteiga até derreter. Junte a farinha e mexa muito bem. Aos poucos, sem parar de mexer, vá juntando a água reservada, o leite e as natas. Quando começar a ferver, tempere com sal, pimenta, noz-moscada e umas gotas de limão. Envolva bem todos os ingredientes. Retire do lume e reserve.

Num outro tacho, coloque 100 ml de azeite e deixe refogar as cebolas, os alhos e a folha de louro. Adicione o bacalhau, mexa e deixe refogar um pouco.

Junte as batatas e envolva bem. Acrescente 2/3 do molho béchamel que fez à pouco, mexa bem, retire do lume e reserve.

Com o restante azeite, pincele uma assadeira e coloque a mistura de bacalhau. Verta o restante molho béchamel e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno, pré-aquecido a 180 graus, até estar gratinado.

Entretanto, não perca estas 10 receitas tão boas para aproveitar as sobras de frango!