SELFIE FOOD

Já experimentou a receita de Arroz de Pato do Flávio Furtado?

Flávio Furtado

A Selfie tem uma nova rubrica semanal! Sejam bem-vindos à Selfie FOOD! Todas as sextas-feiras, teremos uma receita do apresentador Flávio Furtado. Desta vez, a sugestão é Arroz de Pato.

Há algum tempo enviaram-me esta receita. É uma maravilha! É das menos complicadas de preparar e das mais deliciosas de saborear. Hoje, partilho, aqui, convosco esta iguaria e fico a aguardar o vosso feedback.

Ingredientes

1 pato

1 cebola e meia

1 dente de alho

0,5 dl de azeite

2 folhas de louro

2 cravinhos

5 grãos de pimenta preta

3 chávenas de chá de arroz

1 chouriço de carne

Preparação

Limpe bem o pato e retire-lhe todas as gorduras. Leve-o a cozer a lume médio-alto, numa panela com 2/3 de água e quando esta já estiver a ferver, junte os grãos de pimenta, 1 louro, os cravinhos e meia cebola com casca. Tempere com sal.

Se for usada uma panela de pressão, a cozedura demora cerca de 30 minutos. Caso seja outro tipo de panela, demora cerca de 1h30 e poderá ser necessário acrescentar água ao caldo, de acordo com a forma como este for reduzindo.

A meio da cozedura, junte metade do chouriço. Quando estiver tudo cozido, retire o caldo e reserve-o.

Deixe arrefecer o pato e desfie-o, deitando a pele fora. Parta o chouriço cozido em pedaços pequenos.

Retire do caldo a película de gordura que se forma à superfície e reserve.

Leve a cebola picada ao lume com o azeite, o alho e a folha de louro. Quando a cebola começar a caramelizar, junte o arroz e vá mexendo.

Quando os bagos começarem a ficar esbranquiçados, junte o caldo do pato, já coado, na proporção do dobro número de chávenas de arroz com uma a mais (exemplo: se forem utilizadas 2 chávenas de arroz, coloque 5 chávenas de caldo).

Num tabuleiro, coloque metade da quantidade de arroz, espalhando, por cima, o pato já desfiado e os pedaços de chouriço. Cubra com o resto do arroz.

Por cima, coloque a gordura que anteriormente retirou da superfície do caldo. Leve ao forno a 200 graus durante 20 minutos, até que o Arroz de Pato fique douradinho. Sirva com chouriço.

E, para acompanhar, uma receita de Arroz Doce.