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"Faço cardio ou força?" Com Kettlebells, pode fazer ambos!

Kettlebells

Esta ferramenta (kettlebell), que surgiu para desenvolver as nossas capacidades motoras, está agora presente na maioria dos ginásios e voltou para ficar. Difere de um haltere, barra ou bola medicinal devido ao facto do centro de massa estar longe do cabo, o que ajuda a promover mais força e coordenação, bem como maior recrutamento dos nossos estabilizadores.

O Kettlebell é uma bola de ferro fundido, de fundo chato, com uma alça. Foi usado pela primeira vez como uma unidade de medida em escalas de mercado e agricultura, sendo mais tarde utilizado pelas forças armadas russas para desenvolver a condição física geral e aumento da força dos seus militares. O giyra, termo russo, varia de muito baixo peso para um peso homologado para competição (32 kg).

Curiosidade: Este instrumento era uma peça fundamental para qualquer guerreiro russo, tendo-se popularizado naquele país no século XX. No entanto, já existem registos de instrumentos muito semelhantes há mais de 5000 anos na Grécia clássica e China milenar. Os Monges Shaonlin também os utilizavam para a preparação das artes marciais.

O trabalho que pode ser desenvolvido com kettlebells é muito eclético. Eles são fantásticos para exercícios explosivos que trabalham os grupos musculares principais e podem promover a queima de gordura corporal e aumentar a força. 

Podemos executar exercícios com uma ou duas mãos, promover movimentos de soltar e travar, e experimentar variadas posições o que, consequentemente, permite maior habilidade, coordenação, controle neuromuscular, força e diversão.

O elevado desgaste metabólico de projetar, pegar, desacelerar e acelerar kettlebells pode desenvolver a resistência de uma forma sem precedentes. Ao trabalhar muitas componentes da condição física ao mesmo tempo, com a intensidade certa, irá provocar um grande desgaste calórico.

A base para todo o treino com kettlebell é o Swing (movimento matriz e basilar), sendo extremamente eficaz, tanto para movimentos funcionais do nosso dia-a-dia, como para potenciar a performance de atletas de alta competição.

 

5 Razões porque deve treinar com um Kettlebell

1. É um treino incrível e diferente - Quando balança kettlebells, a sua frequência cardíaca pode ficar tão rápida e elevada que se assemelha a estímulos pliométricos.

2. Pega fácil e harmonia com o corpo - O vaivém dos seus movimentos, quando adquiridos, não afeta as articulações como acontece em muitos movimentos de médio e elevado impacto.

3. É treino funcional - É uma grande ferramenta de treino para o desenvolvimento da capacidade cardiorrespiratória e resistência muscular. Recrutam o uso da mobilidade e coordenação. Boas rotinas de treino com kettlebells permitem transferir estímulos de habilidades motoras naturais ou tradicionais.

4. Pode ser utilizado sobre várias formas de treino - Rotinas de força e potência, HIIT, Tabata e, até mesmo, treino cardiovascular.

5. Kettlebells arrumam-se e utilizam-se facilmente - Com kettlebells, só precisamos de algum espaço e a bola de ferro.

 

Benefícios do Treino com Kettlebell

1) Aprimora a coordenação e equilíbrio;

2) Aumenta a concentração mental e resistência física;

3) Melhora a captação e transporte de oxigénio;

4) Desenvolve o corpo como um todo em oposição ao treino analítico.

Nota: Como em qualquer método de treino, a forma e a técnica adequadas devem ser dominadas para evitar lesões. A habilidade necessária para o treino com kettlebells requer uma prática focada e meticulosa, começando com a instrução de um bom personal trainer.

 

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Modelo: Fabio Silva