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"Faço cardio ou força?" Com Kettlebells, pode fazer ambos!

Pedro Marques
Personal Trainer
Kettlebells

Esta ferramenta (kettlebell), que surgiu para desenvolver as nossas capacidades motoras, está agora presente na maioria dos ginásios e voltou para ficar. Difere de um haltere, barra ou bola medicinal devido ao facto do centro de massa estar longe do cabo, o que ajuda a promover mais força e coordenação, bem como maior recrutamento dos nossos estabilizadores.

O Kettlebell é uma bola de ferro fundido, de fundo chato, com uma alça. Foi usado pela primeira vez como uma unidade de medida em escalas de mercado e agricultura, sendo mais tarde utilizado pelas forças armadas russas para desenvolver a condição física geral e aumento da força dos seus militares. O giyra, termo russo, varia de muito baixo peso para um peso homologado para competição (32 kg).

Curiosidade: Este instrumento era uma peça fundamental para qualquer guerreiro russo, tendo-se popularizado naquele país no século XX. No entanto, já existem registos de instrumentos muito semelhantes há mais de 5000 anos na Grécia clássica e China milenar. Os Monges Shaonlin também os utilizavam para a preparação das artes marciais.

O trabalho que pode ser desenvolvido com kettlebells é muito eclético. Eles são fantásticos para exercícios explosivos que trabalham os grupos musculares principais e podem promover a queima de gordura corporal e aumentar a força. 

Podemos executar exercícios com uma ou duas mãos, promover movimentos de soltar e travar, e experimentar variadas posições o que, consequentemente, permite maior habilidade, coordenação, controle neuromuscular, força e diversão.

O elevado desgaste metabólico de projetar, pegar, desacelerar e acelerar kettlebells pode desenvolver a resistência de uma forma sem precedentes. Ao trabalhar muitas componentes da condição física ao mesmo tempo, com a intensidade certa, irá provocar um grande desgaste calórico.

A base para todo o treino com kettlebell é o Swing (movimento matriz e basilar), sendo extremamente eficaz, tanto para movimentos funcionais do nosso dia-a-dia, como para potenciar a performance de atletas de alta competição.

 

5 Razões porque deve treinar com um Kettlebell

1. É um treino incrível e diferente - Quando balança kettlebells, a sua frequência cardíaca pode ficar tão rápida e elevada que se assemelha a estímulos pliométricos.

2. Pega fácil e harmonia com o corpo - O vaivém dos seus movimentos, quando adquiridos, não afeta as articulações como acontece em muitos movimentos de médio e elevado impacto.

3. É treino funcional - É uma grande ferramenta de treino para o desenvolvimento da capacidade cardiorrespiratória e resistência muscular. Recrutam o uso da mobilidade e coordenação. Boas rotinas de treino com kettlebells permitem transferir estímulos de habilidades motoras naturais ou tradicionais.

4. Pode ser utilizado sobre várias formas de treino - Rotinas de força e potência, HIIT, Tabata e, até mesmo, treino cardiovascular.

5. Kettlebells arrumam-se e utilizam-se facilmente - Com kettlebells, só precisamos de algum espaço e a bola de ferro.

 

Benefícios do Treino com Kettlebell

1) Aprimora a coordenação e equilíbrio;

2) Aumenta a concentração mental e resistência física;

3) Melhora a captação e transporte de oxigénio;

4) Desenvolve o corpo como um todo em oposição ao treino analítico.

Nota: Como em qualquer método de treino, a forma e a técnica adequadas devem ser dominadas para evitar lesões. A habilidade necessária para o treino com kettlebells requer uma prática focada e meticulosa, começando com a instrução de um bom personal trainer.

 

Email: pedrohenriquesmarques@gmail.com

Instagram: pedromarques_pt

Modelo: Fabio Silva

Pedro Marques
Personal Trainer