Não será um desperdício de tempo? Pois... depende: o aluno pode ter outras intenções. Pode ser até por uma razão social ou psicológica.
Segundo vários estudos a resposta é: SIM, é um desperdício de tempo!
Um treino curto de alta intensidade é capaz de trazer maiores ganhos em termos de emagrecimento que o aeróbio de baixa a moderada intensidade (caminhadas de uma hora, corridas intermináveis etc).
No Treino Intervalado de Alta Intensidade – HIIT, o estímulo deve ser realmente forte, intercalado com intervalos ativos ou passivos de descanso. Este formato de treino mobiliza grande parte da gordura, acelerando o metabolismo e causando no corpo o efeito EPOC, ou seja, o corpo continua o gasto calórico acelerado, pós exercício, para que ele consiga voltar ao seu estado de equilíbrio. Enquanto no aeróbio de alta duração e baixa/moderada intensidade, o corpo economiza energia.
Existem diversos protocolos de treinos intervalados. Um dos mais famosos, TABATA, tem duração de apenas 4 minutos e consiste em 8 rounds de exercícios EXTREMAMENTE fortes (pode ser sprint de corrida, bike, burpees, corda) com duração de 20″ com 10″ de descanso.
Outro exemplo é o AMRAP (As many repetition as possible) que é um circuito de 4 exercícios com duração de 1′ cada com descanso de 20″ entre as estações. No fim do circuito, descansa-se 1′ e passa-se por ele mais duas vezes.
O protocolo do treino intervalado até pode ser criado pelo professor, desde que se respeite o formato intervalado: estímulo forte X descanso ativo ou passivo.
Resumindo, não percamos tempo!
Treinos curtos e rápidos de alta intensidade são extremamente eficientes: trazem resultado sem ocupar horas do nosso dia.
Peça opinião ao seu treinador. Encare este desafio!
BONS TREINOS!
@jorgesoares.personaltrainer
#JuntosRevelamosATuaMelhorVersão
#JorgeSoaresPersonalTrainer