SELFIE FIT

Se fizer muitos abdominais chego ao dia 25 sem barriga de Pai Natal? Mito ou verdade?

Jorge Soares
Personal Trainer
Jorge Soares na Selfie

Com a época das festividades à porta, exercitar os abdominais vai ajudar a evitar a barriga de Pai Natal: verdade ou mito?

1. Fazer abdominal queima gordura localizada: mito.

A perda de calorias é sempre geral. Ao fazer abdominal, o que pode acontecer é a hipertrofia, que desenvolve os músculos.

2. Devo fazer abdominal todos os dias, pois o músculo abdominal recupera rápido: mito.

A recuperação da musculatura abdominal é igual à de todas as outras e está relacionada ao tipo de treino realizado. Isto é, um treino com foco na hipertrofia necessitará de 48 a 72 horas de recuperação. Já um treino para aumentar a resistência precisará de 24 a 36 horas de recuperação.

3. O abdominal é fundamental para a estabilização do tronco: verdade. 

Os músculos abdominais são imprescindíveis no equilíbrio da coluna lombar e da cintura pélvica.

4. Fortalecer o abdómen previne dores nas costas: verdade.

Uma musculatura abdominal fortalecida, com o correto treino abdominal, principalmente, se falarmos dos músculos transverso abdominal, oblíquo interno, reto abdominal e oblíquo externo, auxilia na distribuição da carga, sobre a região lombar.

5. Devo trabalhar o abdómen em contrações estáticas e dinâmicas: verdade.

O trabalho deve ser equilibrado para atingir propósitos diferentes, mas complementares.

Os músculos mais profundos do abdómen são mais ativados na manutenção da postura, logo, trabalham de forma estática. Os mais superficiais ficam mais ativos na realização de movimentos, portanto, de forma dinâmica. O trabalho equilibrado de forma estática e dinâmica pode favorecer, assim, o desenvolvimento mais global da musculatura abdominal.

De uma forma geral, quem quiser definir a barriga, para ter aquele efeito “tablete de chocolate”, pode - e deve - dedicar tempo e esforço em treinos com exercícios multiarticulares, envolvendo grandes grupos musculares, de forma a atingir todos os músculos que constituem o corpo, para um maior desgaste energético.

Falei no que toca ao exercício físico. Porém, a base da pirâmide estará numa boa e equilibrada alimentação e, aí, aconselho a procura de um nutricionista para vos auxiliar. 

O exercício físico terá um contributo gigantesco!  

E de um bom descanso, quem não precisa?!

“Juntos, revelamos a tua melhor versão!”