SELFIE ASTRAL

Sabia que Paulo Cardoso pinta quadros dedicados a poemas de Fernando Pessoa?

Paulo Cardoso
Astrólogo
Texto de Igor Pires
Sabia que Paulo Cardoso pinta quadros dedicados a poemas de Fernando Pessoa?
Sabe qual é a diferença entre os arcanos maiores e os menores? Paulo Cardoso explica
Sabia que Caranguejo, Escorpião e Peixes estão associados ao naipe de Copas? Paulo Cardoso explica
Carneiro, Leão e Sagitário estão associados ao naipe de Espadas? Paulo Cardoso explica
Sabia que existe uma ligação entre os signos e os naipes das cartas? Paulo Cardoso explica

Na rubrica Selfie ASTRAL, o astrólogo Paulo Cardoso mostra a sua veia de pintor, com inspiração em Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro.

Paulo Cardoso começa por explicar que, desde os anos 80, tem dedicado algum do seu tempo à pintura, cuja grande parte está associada à poesia de Fernando Pessoa. "Fui tentando passar para a tela as emoções e os sentimentos que tinha quando li os poemas desse autor", afirma o astrólogo. 

Um dos quadros pintados por Paulo Cardoso é dedicado ao primeiro poema da obra "Mensagem". "Esta pintura já esteve na Torre de Belém, onde eu explicava aos visitantes por que motivo eu faço esta pintura e como ela está associada a Fernando Pessoa. Além disso, o quadro esteve exposto na Fundação Gulbenkian, em Paris, por exemplo, e ainda seguiu para Bruxelas e para o Brasil", relembra o astrólogo e também pintor.

Paulo Cardoso ainda revela alguns detalhes sobre como produziu a obra, assinalando, por exemplo, que recorreu a tinta-da-china.

No entanto, há outros poetas que inspiraram o astrólogo. É o caso de Mário de Sá-Carneiro, grande amigo de Fernando Pessoa. "Eu lia os poemas, interiorizava-os e, depois, tentava ilustrar as sensações que tinha com cada um dos textos", recorda Paulo Cardoso sobre a produção das obras.

Veja o vídeo na íntegra para conhecer melhor o lado artístico de Paulo Cardoso.