O que é o livre-arbítrio? O astrólogo Paulo Cardoso explica

Na rubrica Selfie ASTRAL, o astrólogo Paulo Cardoso fala sobre o livre-arbítrio.

Astrólogo

"Há um mapa, que é o nosso mapa do céu, e nesse mapa já estão os caminhos possíveis que nós temos de percorrer. Temos, automaticamente, uma predisposição para mais ou menos sucesso, mais ou menos saúde, mais ou menos alegria nos amores, melhor ou mais difícil relação com a família... Estes valores estão mais ou menos alinhavados ou apontados no nosso horóscopo", começou por introduzir o astrólogo.

No entanto, Paulo Cardoso sublinhou que cada um de nós também tem um papel fundamental, graças ao livre-arbítrio: "Também depende de nós, porque se uma pessoa tiver mais consciência das suas limitações e dificuldades, é claro que ela vai lutar para poder planear melhor a 'viagem', para, em vez de 'estradas de terra batida, escolher estradas com melhor piso'. O livre-arbítrio é isto. Estamos perante um desafio. A astrologia pode avisar-nos de que, a dada altura, teremos este ou aquele desafio. Mas, depois, o caminho a seguir ou a maneira como vamos ultrapassar aquele desafio também cabe bastante à pessoa, à sua consciência, à análise que tem de si própria, à exigência que tem para com os outros, à maneira como ela se comporta com a sociedade, com os valores, com a Lei, com a autoridade, etc."

Em jeito de conclusão, o astrólogo referiu, ainda: "Existem linhas mestras, pelas quais vamos descobrindo e vivendo a nossa existência, mas, dentro dessas linhas mestras, a viagem pode ser mais ou menos pacífica."

Relacionados