TVI

São José Lapa desabafa: "As pessoas passam a colocar os velhos como objetos"

A atriz São José Lapa fez um desabafo a propósito do idadismo, ou seja, o preconceito com base na idade.

Após a novela "Quero é Viver", São José Lapa está de volta à ficção da TVI, ao integrar o elenco da série "A Filha", que se estreia em breve.

Paralelamente ao percurso no pequeno ecrã, a atriz, de 72 anos, é fundadora do Espaço das Aguncheiras, em Sesimbra, no qual encena alguns espetáculos - em breve, irá estrear, aí, o espetáculo-concerto "As Cartas de Amor dos Meus Pais", que se baseia nas cartas de amor trocadas entre os pais de São José Lapa.

Além disso, a artista tem mais outro projeto. "Agora, vou fazer um trabalho para a UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta) que é sobre a terceira idade", contou São José Lapa, em conversa com a imprensa, à margem das gravações da série "A Filha".

Aliás, a propósito desse projeto, São José Lapa fez uma reflexão sobre o idadismo, ou seja, o preconceito com base na idade. "Temos de ter atenção ao idadismo, porque as pessoas passam a colocar os velhos como objetos, a chutar para canto. Este é um país pequeno, tem poucos recursos, mas os existentes deviam ser divididos também para os velhos", afirmou a atriz.

"Esse idadismo vê-se a todos os níveis. As pessoas dão encontrões nas ruas, menosprezam no trabalho... A nova geração tem uma ganância de tomar poder", completou.

Recorde-se que, nesta entrevista, São José Lapa ainda se mostrou desiludida com António Costa e contou que é uma avó babada.

Veja, agora, algumas das melhores imagens de São José Lapa, na galeria de fotografias que preparámos para si.

Relacionados

Patrocinados