Após sucesso em Veneza, filme "A Herdade", de Tiago Guedes, é candidato de Portugal aos Óscares 2020

com Lusa
Leão de Ouro: Portugal tem um filme em Veneza 14 anos depois
«A Herdade»
"A Herdade", o filme português que está a impressionar no estrangeiro
'A Herdade': filme português selecionado para o Festival de Veneza
“A Herdade” de Tiago Guedes entre os filmes candidatos ao Leão de Ouro
Imagens do filme "A Herdade"
Sandra Faleiro no Festival de Cinema de Veneza
Sandra Faleiro na Selfie

A longa-metragem "A Herdade", do realizador Tiago Guedes, é o candidato de Portugal a uma nomeação para o Óscar de melhor filme estrangeiro em 2020, anunciou a Academia Portuguesa de Cinema (APC).

De acordo com um comunicado da Academia Portuguesa de Cinema, o filme "A Herdade" foi escolhido pelos seus membros para representar Portugal na categoria de Melhor Filme Internacional nos Óscares da Academia Americana de Cinema para o próximo ano.

O filme teve estreia mundial na competição oficial do 76.º Festival de Cinema de Veneza, que terminou no sábado, onde o realizador Tiago Guedes foi distinguido com o Prémio Bisato d'Oro da crítica independente para Melhor Realização.

"A Herdade", filme produzido por Paulo Branco, encontra-se agora no Festival de Toronto TIFF, marcando a primeira vez que um filme português é selecionado para a secção Special Presentations do festival.

A estreia em Portugal está marcada para o dia 19 de setembro.

"A Herdade" conta a "saga de uma família proprietária de um dos maiores latifúndios da Europa, na margem sul do rio Tejo, […] fazendo o retrato da vida histórica, política, social e financeira de Portugal, dos anos 40 [do século passado], atravessando a revolução do 25 de Abril e até aos dias de hoje", segundo a sinopse.

Com argumento de Rui Cardoso Martins e Tiago Guedes, com a colaboração de Gilles Taurand, o elenco é composto por Albano Jerónimo e Sandra Faleiro, bem como Miguel Borges, João Vicente, Ana Bustorff, Beatriz Brás, entre outros.

A 92.ª cerimónia de entrega dos Óscares decorrerá no dia 09 de fevereiro de 2020, no teatro Dolby, em Los Angeles.