Internacional

Morreu o compositor japonês Ryuichi Sakamoto

O músico Ryuichi Sakamoto faleceu aos 71 anos.

Ryuichi Sakamoto
Ryuichi Sakamoto

De acordo com o site da CNN Portugal, o compositor japonês Ryuichi Sakamoto morreu aos 71 anos, no passado dia 28 de março, vítima de doença prolongada, uma notícia avançada pela agência Reuters, que cita o jornal japonês Yomiuri. Além disso, a agência Kyodo confirmou o falecimento de Ryuichi Sakamoto, citando fonte do gabinete do músico, que emitiu, este domingo, dia 2 de abril, um comunicado, que pode ser lido no site oficial do artista.

Essa mesma mensagem garante que Ryuichi Sakamoto "viveu com a música até ao fim": "Enquanto fazia o tratamento para um cancro descoberto em junho de 2020, Ryuichi Sakamoto continuou a criar trabalhos no respetivo estúdio em casa, sempre que a saúde permitia."

A data do funeral ainda não foi revelada, mas sabe-se já que a cerimónia irá contar, apenas, com os familiares mais próximos.

Recorde-se que Ryuichi Sakamoto se tornou conhecido, principalmente, devido à composição de bandas sonoras para filmes de realizadores de renome mundial, como Pedro Almodóvar (para a comédia "Saltos Altos"), Bernardo Bertolucci (para "O Último Imperador", com o qual venceu um Óscar) e, mais recentemente, Alejandro González Iñárritu, para o filme "The Revenant: O Renascido".

Nos últimos anos, Ryuichi Sakamoto enfrentou sérios problemas de saúde. Em 2014, o compositor foi diagnosticado com um tumor na garganta que, entretanto, foi curado, depois de anos de tratamento. Já em janeiro de 2021, Ryuichi Sakamoto contou que lhe foi diagnosticado um cancro no intestino.

Relacionados

Patrocinados